A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) está com força de trabalho total na organização do Carnaval de Rua de Bagé. A festa acontece na avenida Sete de Setembro, dia 10, sábado, a partir das 21h e dia 11, domingo, a partir das 20h30.
O grupo confraria Borbulhas da Campanha, composto por 50 mulheres bageenses, deve abrir o desfile no sábado em um carro enfeitado pelas participantes. Para animar a festa, a bateria Foliões da Alegria deve acompanhar a abertura. Os ingressos para arquibancada e camarote já estão disponíveis para troca na sede da Secult, no Palacete Pedro Osório. O custo é um quilo de alimento não perecível para arquibancada e dois quilos para camarote. Ambos terão 50 metros de extensão e ingressos limitados.
De acordo com o titular da pasta, Fabiano Marimon "Toda essa estrutura foi organizada utilizando apenas metade do recurso que era aplicado para essa finalidade na antiga gestão". A estrutura começará a ser montada no meio desta semana.
Cadastro de Ambulantes
Neste ano não serão comercializados espaços para bares e lancherias. Vendas só poderão ser realizadas por vendedores ambulantes previamente cadastrados. Para realizar o cadastro, o comerciante deve ir até a sede da Secult, na avenida Tupy Silveira, 1436, Palacete Pedro Osório, com documento de identidade e o número da inscrição municipal. O período para inscrições vai até quarta-feira.
O evento contará com a participação de inúmeras secretarias do Governo Municipal. A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) colocará 50 contêineres de lixo à disposição da população ao longo da avenida Sete de Setembro, para uma festa mais limpa e cuidadosa com o ambiente.
Já a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) informa que um trecho da Sete de Setembro será interrompido parcialmente, somente descida, na tarde de sábado (10), a partir das 13h. A interdição total do fluxo deve acontecer a partir das 16h, inclusive cruzamentos. A secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) também deve colocar banheiros públicos espalhados por todo trecho interrompido.
Segurança
A secretaria está focada em proporcionar à população bageense uma festa de Carnaval de Rua fora de época com muita segurança. Para isso, foi firmado um convênio com a Brigada Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar, que vão trabalhar para manter a segurança do evento.