O Centro do Idoso de Bagé recebeu um grupo de pesquisa da área de educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em parceria com o SESC, subsidiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ.
O trabalho, que começou em 2016 e terá o resultado final no segundo semestre de 2018. O objetivo é detectar a propensão de endividamento das pessoas idosas. São seis as cidades do Rio Grande do Sul que receberam o grupo. Além de Bagé: Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias, Pelotas, Torres e Santa Maria. Pretende descobrir as razões que levam os idosos a adquirirem o endividamento e elaborar meios para proteger essa faixa etária educacional e judicialmente.
Segundo os aplicadores da pesquisa, Bagé é a cidade que tem a menor média de salário para os idosos. Porém, não está entre as mais endividadas. O índice de entrevistados com pendências financeiras em Bagé é menor que 10%.. Em Pelotas, por exemplo, o índice é de 20%. No final da pesquisa, as instituições darão retorno para os locais onde foram realizados os questionários, com resultados, estatísticas, sugestões e meios de auxílio.