A 15ª Semana dos Museus iniciou nesta segunda-feira, 15, em todo o país. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram - e Ministério da Cultura, as instituições culturais promovem atividades até domingo, dia 21 de maio. O evento é alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Neste dia, todos os museus do mundo discutem um tema definido pelo Conselho Internacional de Museus. Para 2017, é "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.
Em Bagé, a Fundação Attila Taborda e Universidade da Região da Campanha - Urcamp - promovem várias atividades no Museu Dom Diogo de Souza e Museu da Gravura Brasileira. Segundo a direção do Dom Diogo, o horário de visitação de terça-feira a sexta-feira é das 8h30 às 11h30 e das 14h às 20h. Sábado e domingo das 14h às 20h. Já no Museu da Gravura, as visitas ocorrem das 15h30 às 19h30 de terça-feira a sexta-feira.
Programação:
Museu Dom Diogo de Souza
- Exposição do Museu Dom Diogo de Souza "A memória que se faz cidade", dentro do projeto "O Museu vai à rua" na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido;
- Apresentação de depoimentos filmados - memória oral de histórias ainda não contadas do projeto "Entre o dito e o não dito", realizado pelo Ponto Cultura Pampa Sem Fronteira, com o apoio da Associação dos Amigos dos Museus e Associação Pró Santa Thereza;
- Exposição "Nossa história no Museu" - produção da Escola Frei Plácido.
Museu da Gravura
- Exposição "Inventariando o patrimônio artístico e cultural da região da Campanha". A atividade faz parte da abertura das comemorações dos 40 anos do Museu da Gravura Brasileira.
- Exibição do filme "Glauco do Brasil", do cineasta Zeca Brito, no teatrinho do Museu, neste dia 19 de maio, às sete da noite.