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Bancos são multados em mais de R$ 25 milhões por infrações no atendimento

Publicada em 15/05/17 às 19:44hRádio Difusora - Bagé RS

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Bancos são multados em mais de R$ 25 milhões por infrações no atendimento
O titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, anunciou que todas as 11 agências bancárias de Bagé foram multadas por infrações no atendimento e estrutural. "Foram 74 infrações cometidas nos últimos 60 dias, totalizando mais de R$ 25 milhões em multa", destaca. Por não cumprir o tempo máximo de espera para atendimento aos caixas, de 30 minutos em dias normais e 45 minutos em véspera e pós feriados, estipulado pela lei municipal 4034/2013, a soma de infrações foi de R$ 109 495,32 reais. "A multa para casos reincidentes, que é a situação de todos esses bancos, é de duas Unidades de Referência Padrão (URP). Infelizmente estamos enfrentando um problema sério de humanização no atendimento", observa.

Outra autuação, que arrecadou R$ 18 299,22, foi o descumprimento da lei 5592/2016, que estabelece a presença de um segurança por 24h nas agências bancárias e terminais de caixas eletrônicos. "Nenhum tratamento especial será dado a essas empresas. Com o fluxo financeiro dos bancos, nenhum diretor pode dizer que não existe vigilância porque faltam recursos, são empresas de grande porte", salienta. O montante de multas de maior valor, R$ 24,9 milhões, foi direcionado a três agências que não possuem uma porta específica para a entrada e saída de transportadoras de valores. "A lei municipal 3497/99 obriga a instalação de uma porta lateral para a entrada dos agentes de transportadoras. Eles não podem utilizar a mesma entrada dos clientes", explica. Os valores arrecadados serão direcionados aos cofres públicos.

Além disso, está sendo feito um levantamento referente ao pagamento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) dos bancos. "Temos informações de que o recolhimento que está sendo feito pelas empresas bancárias não confere com o volume de prestação de serviços realizados. Um estudo minucioso já está sendo feito pela prefeitura", destaca. "O que se busca é qualificar e dar segurança ao cidadão bageense cliente das agências bancárias", fala Pereira. Denúncias de irregularidades devem ser feitas no Procon ou diretamente na SDI.



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