O jovem Pablo da Silveira Reis, 16 anos, estudante de violino do Instituto Municipal de Belas Artes - Imba - foi selecionado para integrar a Ospa Jovem da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
A seletiva avaliou o desempenho dos candidatos na audição realizada na primeira quinzena de abril. Para violino, tiveram 16 inscritos. Foram disponibilizadas 6 vagas, mas somente 4 inscritos passaram nos testes. Pablo ficou na primeira colocação.
Estudante de música, Pablo demonstrou interesse por tocar instrumentos musicais com 10 anos de idade ao observar o violão do pai. Desde então, começou a fazer aulas de violão em sua cidade, Pinheiro Machado. Sempre incentivado pelos pais, veio estudar violão no Imba em 2013, concluindo o curso no ano passado. O violino despertou sua curiosidade dentro no IMBA, o que motivou a dar início ao estudo em 2015.
Foi através de um amigo da família que ficou sabendo da oportunidade de ingressar na Ospa Jovem. Ele acredita que esta chance é mais um passo na construção de sua trajetória ligada à música. "O primeiro passo foi dado quando entrei no Imba, lugar onde aprendi e aprendo muito. Ao entrar na Orquestra, acredito que concretizo a minha vontade de seguir na música, é um incentivo maior, pela importância que tem a Ospa, para seguir o caminho que escolhi", avalia o jovem violinista.
A Escola de Música da Ospa completa 45 anos em 2017. A Ospa Jovem é regida pelo maestro Arthur Barbosa.