Recentemente, o governo federal anunciou o fechamento de cerca de 400 Farmácias Populares, entre elas, a de Bagé. O Ministério da Saúde não vai mais garantir os recursos para manter as estruturas. O valor do mês de maio ainda será repassado. Após esse período, a população deverá retirar os itens nas farmácias particulares credenciadas no programa. Em Bagé, 25 farmácias privadas são cadastradas no Aqui tem Farmácia Popular.
De acordo com o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, o recurso que o governo federal deixa de repassar cerca de 12 mil reais por mês para Bagé. Mas nenhum paciente ficará prejudicado, pois apenas três medicamentos não serão oferecidos nas farmácias conveniadas: metildopa 250 mg e 500 mg e o salbutamol 2 mg, que serão comprados pelo município.
Ainda conforme o secretário, os funcionários que trabalham na Farmácia Popular serão transferidos para os centros de referência. A ideia é descentralizar a distribuição das medicações. Para isso, serão disponibilizados mais quatro pontos de retiradas de remédios - Caic, Vicente Gallo Sobrinho, Floresta e Centro Social Urbano - além de manter o já existente no PAM I.
O programa Farmácia Poupar foi lançado em 2004. Garantia a distribuição gratuita ou com até 90% de desconto de 112 medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e anemia. Em Bagé, a inauguração ocorreu no dia 16 de agosto de 2006.