Nesta semana, a Infraero confirmou o cancelamento da remoção do caminhão de Bombeiros do Aeroporto Internacional de Bagé. A medida foi tomada após pedido formal apresentado pelo deputado federal Afonso Hamm, pelo prefeito, Divaldo Lara e pelo secretário de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação da prefeitura de Bagé, Bayard Paschoa Pereira, à presidência da Infraero.
Hamm destacou que a permanência do carro contra incêndio é estratégica para o município. A prefeitura está em fase avançada de negociação com a empresa Azul Linhas Aéreas para que sejam retomados os vôos comerciais diários no município de Bagé. "A revisão da desta determinação nos garante a continuidade das negociações com segurança. Esperamos conseguir restabelecer os vôos, que significarão mais desenvolvimento para o município e região", afirmou.
A infraero reiterou que, havendo necessidade futura, outro carro de bombeiros poderá ser transferido para o Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Krammer, considerando que no momento não é requerido o funcionamento do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate de Incêndio em Aeródromo.
Uma reunião havia sido agendada para a próxima quarta-feira, dia 8, em Brasília, entre o deputado, o prefeito Lara e o secretário Bayard com o presidente da Infraero para tratar do assunto. Mas, em virtude do desdobramento positivo, o novo encontro não será necessário.