O projeto é desenvolvido há três anos por alunos do Curso de Pedagogia da Urcamp e promove atividades de recreação durante as férias das moradoras, através do Pibid. São realizados jogos, estimulando o pensamento lógico, brincadeiras e dinâmicas de grupo, levando reforço escolar e incentivando o espírito de união e companheirismo. As atividades são desenvolvidas pelo menos duas vezes por semana na Casa da Menina.
No total são 16 alunas do curso de Pedagogia que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O programa visa desenvolver em escolas públicas, atividades pedagógicas voltadas à educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
O trabalho é adaptado conforme as idades de cada menina. O encerramento das atividades de férias é na próxima terça-feira, 31 de janeiro com um baile de carnaval acompanhado de bolo, doces e refrigerantes.
A Casa da Menina em Bagé hoje abriga cerca de 30 meninas de zero há 18 anos incompletos, que viviam em situação de vulnerabilidade social e que recebem todo o acolhimento necessário de um lar, com assistência psicológica e pedagógica. O local é mantido pela Urcamp, com apoio da prefeitura e auxílio da comunidade.