Hospital Universitário suspende atividades a partir de hoje em Bagé
Publicada em 07/07/16 às 14:38hRádio Difusora - Bagé RS

(Foto: Divulgação)
Nota de esclarecimento da Urcamp:
A Universidade da Região da Campanha comunica com pesar, mas sem alternativa que viabilize qualquer posição contrária, a suspensão das atividades do Hospital Universitário Doutor Mário Araújo, a partir de hoje, 7 de julho de 2016. A decisão que apresentamos agora é fruto de um longo processo de debates com autoridades da saúde, equipe hospitalar, reitoria da Urcamp e presidência da FAT - Fundação Átila Taborda.
Ainda em janeiro de 2016, identificando o agravamento de uma situação economicamente já difícil, foi composto um grupo gestor encarregado de avaliar e dirimir os constantes problemas enfrentados para a manutenção das atividades médicas e ambulatoriais, as internações, a administração de medicamentos, a manutenção de instrumentação e equipamentos. O objetivo sempre foi encontrar um caminho que permitisse o prosseguimento do trabalho sem riscos aos pacientes e trabalhadores da saúde.
Conforme relatórios da mesa gestora formada para avaliar o desempenho econômico e financeiro, o Hospital Universitário da Urcamp vem apresentando graves e constantes quedas em sua sustentação financeira, conforme podem ser comprovados pelo balanço da instituição. Então, para evitar riscos também à saúde da mantenedora Fat-Urcamp - Fundação Attila Taborda, que precisa lançar mão de suas próprias receitas para garantir a prestação dos serviços (uma vez que não recebe aportes suficientes de origem pública ou privada), opta-se pelo cancelamento do trabalho.
A Fundação Attila Taborda, em conjunto com a Urcamp, comunicaram a decisão com antecedência ao Ministério Público e entidades oficiais da saúde do município. O cancelamento das atividades se dará de maneira gradual. A partir de sete de julho, o HU não realizará mais internações, nem recepção para o serviço de tratamento intensivo. Serão mantidas atividades para pacientes já internados antes da decisão pelo encerramento - o que se estinguirá assim que o último paciente apresentar alta.
Infelizmente, após 38 anos de ligação institucional, primeiro como Casa de Saúde FAT-FUNBA, depois como Hospital Universirtário Mário Araújo, encerra-se involuntariamente esta relação que tanto oportunizou alento ao fluxo da demanda por saúde em nossa cidade e região, afinal, 77% dos atendimentos do Hospital Universitário têm sido oferecidos pelo Sistema Único de Saúde - o SUS. O mesmo respeito que a Fat-Urcamp tem demonstrado para a comunidade ao manter por décadas o serviço de saúde, também será dirigido a todos os colaboradores a partir desta data, mediante diálogo direto e negociação justa.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Deixe seu comentário!