A Prefeitura de Bagé através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social realizou, na manhã desta segunda-feira, dia 16, o lançamento da Cartilha sobre Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação marcou a abertura da Semana Alusiva ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.
Segundo dados da 2ª Delegacia de Polícia Civil, onde está o Cartório da Criança e Adolescente Vítima (CCAV), entre 2015 e 2016, foram registrados 52 casos de estupro, sete de assédio sexual e duas situações de pedofilia.
Já a rede de proteção à Criança e Adolescente registrou, durante o mesmo período, 53 casos de abuso sexual, sendo cinco com pessoas portadoras de deficiência. Além destes dados, a rede registrou ainda que: 67% dos casos acontecem com crianças de zero a 11 anos; 33% com crianças em idade entre 12 e 17 anos; em 32% dos registros o abuso foi cometido por padrastos; 20% o abuso cometido por pais biológicos; 20% não relataram o agressor; 28% o abuso partiu de primos, tios, avós e irmãos e 25% dos casos o abuso ocorreu fora de casa.
- Programação da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:
17/05 - Manhã e tarde
Distribuição das cartilhas nas escolas municipais, estaduais e particulares
18/05 - 09h
Palestra sobre abuso e violência sexual contra meninos com o psicólogo Dr. Jean Von Hohendorff
Local: Centro Municipal De Inclusão e Qualificação Profissional - CMIQP (Rua Santo Antônio nº 139)
19/05 - 09h
Roda de conversa com representantes da Rede de Proteção a Criança e Adolescente
Local: Salão Nobre da Prefeitura de Bagé
20/05 - 19h
Audiência Pública sobre violência a Criança e Adolescente
Local: Câmara de Vereadores
21/05 - 11h
Participação no programa Grande Jornal Difusora, da Rádio Difusora