Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Rural

Ovinocultura em Debate reúne cerca de 120 pessoas em Bagé

Publicada em 11/04/18 às 16:31hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Ovinocultura em Debate reúne cerca de 120 pessoas em Bagé
 (Foto: Divulgação)
Em sua 4ª edição o Ovinocultura em Debate reuniu na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS) cerca de 120 pessoas, entre produtores, núcleos de produtores, pesquisadores, técnicos, extensionistas, representantes de entidades, Sebrae, Senar, indústria, cooperativas e universidades, que lotaram o auditório da Embrapa para tratar da cadeia produtiva no RS. 

A abertura contou com a presença do Deputado Federal Afonso Hamm, do Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi (representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS), do diretor das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura do estado, Rodrigo Rizzo (representado o Secretário de Agricultura), de Vicenti Ney (representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado), do assessor e coordenador do GT Proteína Animal do BRDE, Paulo Roberto da Silva, Paulo Afonso Schwab, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e Alexandre Varella, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul. 

Conforme a programação a primeira palestra foi do chef Marcos Livi, que falou da importância das relações entre os alimentos e o território no conceito de qualidade. Livi destacou o significado do bioma Pampa e o que ele representa no mercado gastronômico do país, além do grande alinhamento entre a gastronomia e turismo, oportunidade que precisa ser melhor trabalhada na região. "Aqui tem tudo, tem solo, tem produção e produto de qualidade e tem história" enfatizando o turismo gastronômico por ser um setor de grande valorização e com poder de geração de trabalho e renda.  

A ovinocultura de leite também foi destaque do evento com a participação do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos de Leite, Anderson Bianchi que mostrou o panorama atual da produção de leite de ovelha no Brasil e do grande potencial de expansão da atividade que tem grande valor agregado na produção de iogurtes, queijos, doce de leite, sorvetes e até cosméticos. Hoje no Brasil temos 25 propriedades produzindo cerca de 700 mil litros de leite por ano diz Bianchi lembrando que a renda das propriedades pode ser superior com a venda dos cordeiros para abate e com o aproveitamento da lã, como já acontece em algumas propriedades. 

No setor da lã, Edison Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Lãs Mauá apresentou dados do mercado da lã que está sendo retomado no sul do estado e as novas iniciativas da cooperativa no sentido de valorizar o produto lã e o produtor através de ações como visitas técnicas, orientação aos produtores na hora da colheita da lã e a distribuição de embalagens reutilizáveis e que mantém a qualidade no armazenamento da lã. Segundo Ferreira as novas embalagens além de darem maior qualidade ao produto, são transparentes auxiliando, inclusive no trabalho do classificador, reduzem a quantidade de mão de obra na hora do transporte do produto da propriedade até a cooperativa e, podem ser reutilizadas. "Demonstramos assim aos produtores que temos como ajuda-los a valorizar e dar maior credibilidade ao produto" diz Ferreira. 

A doutora Andreia Vieira, pesquisadora da Universidade Positivo trouxe um tema bem importante e que ainda é bastante debatido no Brasil, o bem-estar animal e a influência dele na comercialização da carne. Andreia ressaltou que cada vez mais o mercado externo exige o comprometimento dos produtores, dos agentes envolvidos no transporte e logística e da indústria quanto o tema é bem-estar. A Organização Mundial do Comércio (OMC) tem como fonte de pesquisa a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), órgão responsável pelo bem-estar e saúde animal em todo o mundo.  

Andreia apontou itens que devem ser intensificados e pesquisados nas propriedades, como a oferta de alimento, locais protegidos para parição e para proteção dos cordeiros recém-nascidos, áreas para proteção de excesso de sol, calor e chuvas, controle de doenças como parasitas, manqueira, entre outros. "Tem coisas que só podemos constatar indo a campo, acompanhando de perto o rebanho e prestando atenção ao comportamento dos animais" diz a pesquisadora.  

O relatório da cadeia de ovinos obtido a partir do trabalho desenvolvido no GT Proteína Animal foi apresentado por seu coordenador Paulo Roberto da Silva do BRDE. O relatório é um documento importantíssimo que apresenta dados de mercado e de produção, aponta objetivos e sugestões de ações e estratégias para todos os pontos levantados, que vão desde a produção até o consumidor final, passando pela indústria, atado e varejo, segurança e sanitário. "Este documento norteia todos os agentes envolvidos na cadeia da ovinocultura e esperamos que estes próprios agentes nos ajudem a desenvolver o que está proposto e até, a modificar o que acharem necessário" disse o coordenador do GT ressaltando que o relatório não é um documento fechado, "há espaço para colaboração de todos" conclui.  

O Ovinocultura em Debate teve a promoção da Embrapa Pecuária Sul, ARCO, juntamente como BRDE e apoio do Sicredi Fronteira Sul e Supra.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD