Rural

Publicada em 07/03/18 às 15:33h
Informativo sobre a bovinocultura gaúcha é lançado na Expodireto 2018

Rádio Difusora - Bagé RS


A Embrapa Pecuária Sul e o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro/UFRGS) lançaram, nesta terça-feira, 06 durante a Expodireto Cotrijal, a quarta edição do Informativo Observatório da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul, que apresenta ao público uma série de informações e dados sobre a pecuária gaúcha.

O objetivo da publicação é disponibilizar um conjunto de informações a respeito da pecuária aos integrantes da cadeia produtiva da carne bovina, dando suporte às formulações de políticas públicas e às tomadas de decisões setoriais ligadas à pecuária de corte. O documento apresenta a pecuária gaúcha em números, constituindo-se um objeto descritivo e analítico da bovinocultura de corte. 

Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Vinícius Lampert, o informativo tem papel importante para suprir uma carência de informações analíticas para o setor. "Essas informações podem ser usadas de maneira mais informativa, para conhecer a cadeia produtiva e identificar oportunidades, ou de forma mais específica, como, por exemplo, para tomar decisões - conhecendo as variações de preços médios mensais dos últimos anos, como quais são os meses de preço mais alto e mais baixo, o produtor pode, dentro dos seus custos, verificar a viabilidade de intensificar o seu sistema de produção procurando vender os animais quando o preço historicamente é mais alto", explica. 

"O Informativo é um produto do Observatório da Pecuária de Corte, uma parceria entre a Embrapa Pecuária Sul e o NESPro, da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Nós temos lançado esse boletim anualmente, com dados atualizados sobre a cadeia produtiva. Ali constam dados de mercado, estatísticas da cadeia produtiva e de rebanho. Uma das novidades é que conseguimos inserir o mapeamento completo de ocupação de solo no RS", contextualizou o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella. 

Informações mais gerais, como preços dos principais cortes de carne bovina também podem ser usados pelo consumidor, que geralmente tem pouco acesso a esse tipo de comparativo de forma organizada.  

O Informativo Observatório da Bovinocultura de Corte do Rio Grande do Sul pode ser acessado na página principal da página da Embrapa Pecuária Sul no Portal Embrapa, através do endereço www.embrapa.br/pecuaria-sul.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados