Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Rural

Inicia fase de enchimento de grãos de trigo no RS

Publicada em 12/09/16 às 14:55hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Inicia fase de enchimento de grãos de trigo no RS
 (Foto: Vanessa Almeida de Moraes)
No Estado, 43% das lavouras de trigo estão entrando com mais intensidade na fase de floração. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, o clima mais ameno e o solo com umidade em nível adequado, favorecem o bom desenvolvimento da cultura, cujas lavouras apresentam coloração verde intensa e uniformidade na emissão das espigas e espiguetas. Com bom estado fitossanitário, o trigo inicia o enchimento de grãos e, se o clima contribuir nos próximos dias, poderá ser obtido um produto de boa qualidade, em contraponto com a última safra.

A cevada também apresenta bom stand de lavoura, avançando para o estádio de floração, com espigas bem desenvolvidas e grande número de espiguetas. Assim como com o trigo, os produtores de cevada estão preocupados com a possibilidade de ocorrer geada nos próximos dias, o que seria extremamente prejudicial à cultura.

No Norte do Estado, as lavouras de canola estão na fase de formação de síliquas, passando para a maturação, com boa sanidade e padrão de lavouras, com potencial produtivo para atingir boa produtividade, acima das expectativas iniciais. Se ocorrer geadas daqui para frente, haverá danos irreparáveis à lavoura da canola.

Milho - Durante a semana, houve um avanço significativo na implantação da cultura. A umidade do solo adequada tem contribuído para o plantio da cultura. Estima-se que 30% da área projetada para esta safra já tenha sido semeada, apresentando uma diferença de dois pontos percentuais em relação à safra passada, nesta mesma época. Pontualmente, a região de Santa Rosa é a que apresenta o maior percentual, com 60% da área plantada, seguida de Ijuí, com 56%. O desenvolvimento inicial é muito bom, destacando-se a uniformidade das plantas, bom stand e folhas vigorosas.

Feijão - Na maioria das propriedades no Noroeste, as áreas para autoconsumo já foram implantadas e se encontram em desenvolvimento vegetativo, enquanto que, nas demais, os produtores preparam as áreas para o plantio. Nas Missões, o plantio acontece a partir da próxima semana. Em Alecrim, os produtores beneficiários da Chamada da Agroecologia realizam trocas de sementes de feijão e se mobilizam em grupos para adquirir sementes.

Bovinocultura de leite - Os rebanhos de bovinos de leite, neste período, necessitam de maiores cuidados nutricionais, pois os campos nativos apresentam-se com menor produção e redução da qualidade forrageira. Para evitar perdas, os produtores estão fornecendo fenos, silagem e rações como maneiras de suplementar o déficit alimentar. A compra de milho, sorgo, farelo de arroz e casca de soja tem sido utilizada por alguns produtores para continuar fornecendo concentrado aos animais, com menores custos. Também utilizam as pastagens de inverno, como azevém, trevos e cornichão, para manter o estado corporal dos animais e evitar queda na produção.

Apicultura - Estamos em período de entressafra e os apicultores realizam o manejo e monitoramento das colmeias, que consiste em fornecer alimentação proteica e energética de manutenção, pois nos dias frios e chuvosos o trabalho das abelhas operárias fica muito reduzido. Também é indicado neste período realizar o preparo das caixas-isca e limpeza de caixas vazias, com vistas a abrigar novos enxames.

 Com início de floração de algumas espécies, como pessegueiro, laranjeiras, bracatingas, frutíferas (citros), canola e plantas nativas, os enxames iniciaram a coleta de pólen nessas floradas. A canola tem sido uma aliada de apicultores que se utilizam da apicultura migratória, com o propósito de induzir à postura da rainha, desenvolvendo crias, para haver um número considerável de campeiras para quando iniciar a primavera.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD