Rural

Publicada em 25/07/16 às 19:23h
Estudo mostra cenário positivo para culturas de inverno no Sul

Rádio Difusora - Bagé RS


As chuvas deste mês foram suficientes para o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de inverno no Paraná e no Rio Grande do Sul, aponta o 7º Boletim de Monitoramento Agrícola de 2016, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O foco desta edição consiste no monitoramento das culturas de 2ª safra e de inverno nas regiões onde existe expressivo percentual de cultivos.

Apesar do cenário positivo nos estados do Sul, nas regiões onde o milho 2ª safra é monitorado os dados de satélite confirmam, por meio da evolução do Índice de Vegetação, o impacto negativo das intempéries climáticas no desenvolvimento das lavouras.

O último levantamento da safra, divulgado no dia 7 deste mês pela Companhia, estimava uma produtividade para o milho segunda safra de 4.398 kg/ha, com um rendimento 27,5% inferior ao registrado na safra passada, por conta da estiagem. Por outro lado, as culturas de inverno - trigo, aveia, centeio, cevada e triticale - apresentavam também variações positivas na maioria dos estados do Sul.

O Boletim de Monitoramento Agrícola, desenvolvido pela Gerência de Geotecnologia da Companhia, avalia as condições atuais das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e climáticos recentes, com base em registros de estações meteorológicas e dados de satélite. Além de auxiliar nas estimativas de safra, o monitoramento também é utilizado como apoio às análises de mercado e gestão de estoques públicos.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados