Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Rural

Retorno da chuva beneficia culturas de inverno no estado

Publicada em 14/07/16 às 19:58hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

 Retorno da chuva beneficia culturas de inverno no estado
 (Foto: Gabriela Miranda)
A chuva, que voltou ao Rio Grande do Sul na última semana, beneficiou os produtores de trigo, canola, cevada e linhaça, alguns dos cultivos típicos do inverno no Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (14/07), as lavouras de trigo, principal grão da estação, já estão em fase final de implantação, restando poucas áreas para serem semeadas no Sul e nos Campos de Cima da Serra. Com a regularização da umidade do solo, devido ao retorno das precipitações, os produtores intensificaram os trabalhos de plantio, cobrindo 88% da área projetada para este ano.

 "A umidade do solo vem propiciando também a retomada de um desenvolvimento vegetativo mais vigoroso da cultura do trigo, que estava paralisado pela falta de umidade no solo", comenta o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura. Com as condições propícias, os produtores retomaram a aplicação de fertilizante nitrogenado em cobertura e de herbicidas, para o controle de ervas. Os extensionistas da Instituição registraram uma boa emergência nas áreas que continham sementes de trigo no solo, esperando por melhores condições de germinação. Entretanto, algumas lavouras apresentam stand variável de plantas, fruto das condições inadequadas de umidade no solo quando da semeadura, mas a situação segue sendo considerado satisfatória na média para o Estado, podendo ser totalmente recuperado, caso as precipitações ocorram de maneira regular e com baixa intensidade.

A chuva que ocorreu na semana que passou ativou o crescimento das plantas e favoreceu o controle de invasoras nas plantações que canola, que estão majoritariamente na fase de desenvolvimento vegetativo. Segundo a Emater/RS-Ascar, também favoreceu a intensificação da aplicação de nitrogênio em cobertura nas áreas semeadas no início de maio.

A cultura da cevada, que sofreu com a falta de umidade do mês de junho, principalmente nas áreas mais arenosas, apresentando plantas descoloridas e de pequeno porte, encontra-se na fase de desenvolvimento e em estágio vegetativo, com boa sanidade.

Nas áreas cultivadas com linhaça na região das Missões, após as chuvas ocorridas, percebe-se boa reação da cultura, já que a semeadura muito próxima da superfície do solo propiciou a retomada do desenvolvimento das sementes que não haviam germinado. Logo após a primeira chuva, os técnicos da Emater/RS-Ascar e produtores conseguiram verificar a formação das linhas e a possibilidade de um estande satisfatório de plantas. A estimativa de produtividade está entre 900 e 1.200 kg/ha.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD