Rural

Publicada em 13/07/16 às 15:18h
Turismo Rural na região de Bagé alia cultura, natureza e gastronomia

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Divulgação/Emater-RS-Ascar)
Em Bagé, ocorreu a palestra sobre Turismo Rural e a Carne Ovina, ministrada pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Jacqueline Bragança, e pela extensionista social de Bagé, Ana Rosa Sonaglio. O evento aconteceu durante a II Expo Alto Camaquã, promovida pela Associação de Desenvolvimento do Alto Camaquã (Adac) e Prefeitura de Bagé.

Na ocasião, Jacqueline explicou sobre a experiência de turismo rural no Butiazal em Quaraí, com o aproveitamento do fruto e da palha do butiá para geração de renda das famílias de pecuaristas familiares daquela localidade, de diversas maneiras, tal como o artesanato da palha de butiá, e o resgate cultural de diversas receitas com butiá e a produção de conservas (compotas e geleias). Foi destacado também o papel e a função dos ovinos na conservação e preservação do Butiá, trabalho construído e acompanhado pela extensionista social da Emater/RS-Ascar de Quaraí, Elisabete Cuty Barrios.

Após a palestra para produtores da Associação, foi realizada uma oficina de pernil de cordeiro assado ao molho de butiá, com degustação de produtos do butiá, como licor, geleia e doce em calda. A receita foi criada pela extensionista Elisabete, exclusivamente para o evento.

Esta atividade integra as ações do projeto Arranjos Produtivos Locais (APL) da Adac Ovinos e Turismo, da qual a Emater/RS-Ascar participa da governança e presta Assistência Técnica a produtores de Unidades Experimentais Participativas de produtores de ovinos que pertencem à Associação.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados