Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Rural

Manejo de campo nativo é debatido na Fepagro

Publicada em 20/06/16 às 14:41hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Manejo de campo nativo é debatido na Fepagro
 (Foto: Darlene Silveira)
Mais de 100 pessoas participaram da "Tarde de Campo: Manejo de Campo Nativo" que ocorreu recentemente na Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) Campanha, em Hulha Negra. Estudantes, técnicos e produtores debateram temas relacionados ao manejo de pastagens naturais. Depois das palestras, os visitantes foram ao centro de manejo conhecer o gado da raça Braford e à área experimental de 70 hectares, onde visualizaram a pastagem de campo nativo. 

O evento marcou o encerramento do projeto "O efeito de diferentes intensidades de pastejo sobre a composição florística da pastagem natural, na produção de forragem e no desempenho animal", que iniciou em 2003, com a pesquisadora e engenheira agrônoma Zélia Castilhos, hoje aposentada. O objetivo foi gerar informação e conhecimento para o dia a dia do produtor rural.  

Segundo a zootecnista da Fepagro Campanha, Glaucia do Amaral, que apresentou o "Desempenho de novilhos de corte manejados em diferentes taxas de lotação em campo nativo", no Rio Grande do Sul, o ecossistema pastoril é formado pelo Bioma Pampa, que compõe um dos seis biomas brasileiros. "Ele representa cerca de 2% do território brasileiro e abriga inúmeras espécies da fauna e da flora, compondo uma biodiversidade única", explicou. 

Ela disse que a vocação natural da região é a pecuária, no entanto, quando os ajustes de lotação são realizados sem considerar o quanto de forragem é produzida, o desempenho animal poderá ser prejudicado. "Por isso, é fundamental conhecer o potencial produtivo das pastagens naturais para melhor manejar o rebanho e preservar o ecossistema do Bioma Pampa".  

As conclusões do trabalho foram as seguintes: o efeito da subnutrição do rebanho resulta em abate mais tardio dos animais, tornando o sistema pouco produtivo economicamente; o manejo inadequado do campo nativo, principalmente pelo sobrepastoreio, tem causado prejuízos econômicos e ambientais. Quando não há excesso de taxas de lotação, a flora e a fauna se mantêm em relativa harmonia com os rebanhos, pois assim o pastejo mantém a vegetação campestre. Deveriam ser estabelecidas políticas específicas de apoio à pecuária sustentável e de fortalecimento da cadeia produtiva da carne de corte procedente de campo nativo. 

A avaliação foi feita de 2003 a 2008 e definiu que: a pecuária baseada em campo nativo é uma atividade produtiva com custos extremamente enxutos; reconhecer os principais custos de produção auxiliam nas decisões de manejo; e o excesso de carga animal (4% OF), além de prejudicar a pastagem e o desempenho do animal, é uma alternativa cara.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:









-
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Rádio Difusora - Bagé RS
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD