PARTICIPE 53 9 9901 8258

NO AR

REDE NACIONAL

www.difusorabage.com.br

Rural

Programa visa aumento de 20% na renda dos agricultores familiares

Publicada em 05/06/16 as 19:05h por Rádio Difusora - Bagé RS


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Kátia Marcon)
O Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar foi lançado com o propósito de gerar indicadores sobre a evolução das condições sociais, econômicas e ambientais das propriedades rurais, especialmente no que se refere à utilização dos recursos naturais, racionalização da mão de obra e do uso de insumos externos à propriedade, qualificando o saneamento básico rural e promovendo o aumento de 20% na renda das famílias e a gestão integral da propriedade rural. 

O Programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) será executado pela Emater/RS-Ascar e beneficiará, em quatro anos de atividades (2016/2019), cerca de 40 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares do Rio Grande do Sul. A intenção é criar 900 Unidades de Referência Técnica (URT) no Estado, com a meta de que seus resultados sirvam como referência para promover a gestão e adequação socioeconômica e ambiental dos estabelecimentos rurais familiares. "Com as ações realizadas queremos incentivar a produção de alimentos de qualidade, levando desenvolvimento econômico, social e ambiental às famílias e contribuir com a construção de um Rio Grande do Sul para todos", destacou o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Por meio do processo de projetar, monitorar e avaliar os sistemas de produção o Programa ainda pretende inovar a forma de atuação dos técnicos da Extensão Rural, gerar referências técnicas, econômicas, sociais e ambientais. Informações que deverão qualificar o processo de tomada de decisão, contribuir com a criação de políticas públicas, aumentar a renda e a inclusão social e produtiva das famílias rurais, assim como criar condições efetivas para viabilizar a questão sucessória dos jovens nas propriedades rurais, diminuindo o êxodo rural. 

Os beneficiários do Programa serão selecionados nos 495 municípios de atuação da Emater/RS-Ascar, em processo que acontecerá em três etapas. Na primeira serão feitos os diagnósticos produtivo, ambiental e econômico das unidades de produção familiar. Em seguida, será realizado o planejamento da propriedade rural, respeitando os objetivos de cada família e, na terceira fase, será desenvolvido o plano de gestão a curto, médio e longo prazos para cada uma das famílias beneficiadas. O Programa envolve ainda a capacitação de mais de 1.200 técnicos da Extensão Rural e a implantação de 20 mil planos de gestão.






Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258