Rural

Publicada em 16/05/16 às 17:23h
Secretaria da agricultura, pecuária e irrigação reúne entidades para debater sobre mormo
Grupo técnico estudará viabilidade de ampliação do prazo de permissão de trânsito de equinos para 6 meses

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Divulgação)
     O Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, deputado Ernani Polo, recebeu na sexta-feira, 13 de maio, na sede da Seapi, entidades representativas do setor de equinos, a fim de apresentar informações sobre a condução do controle do mormo no Estado.

     O objetivo da reunião, passado um ano do primeiro caso diagnosticado da doença no RS, foi informar os representantes das entidades de que as equipes da secretaria da agricultura, junto com o ministério da agricultura, estão realizando um levantamento técnico através de cruzamento de dados, do número de exames realizados, que hoje estão em cerca de 100 mil, em relação ao número de focos em animais que foram diagnosticados com mormo. Atualmente são 41 focos e 61 animais diagnosticados com a doença.

     A intenção deste levantamento é buscar a viabilidade de se realizar a ampliação de permissão de trânsito de equinos, por meio da emissão da Guia de Transito Animal (GTA) para o exame negativo do mormo, para 6 meses (180 dias). Hoje o atestado negativo de mormo tem validade de 60 dias. As equipes técnicas tem o prazo até o final do mês de maio para a conclusão deste estudo.

     "Nosso objetivo é manter o controle e o monitoramento do mormo no Estado, medida que estamos realizando de forma eficaz. Por outro lado, buscamos a ampliação do prazo, para que todos os proprietários dos equinos tenham condições de realizar os exames e, da mesma forma tenhamos a garantia de manutenção dos eventos equestres, tão importantes em nossa cultura e tradição gaúcha", ressalta o secretário Ernani Polo. 

     Estavam presentes no encontro representantes do MTG, Federação Gaúcha de Laço,  IGTF, representantes da Câmara setorial de equinos e Câmara estadual de equinos, equipe técnica da secretaria da agricultura, além de Bernardo Todeschini, representando o MAP



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados