PARTICIPE 53 9 9901 8258

NO AR

A VOZ DO BRASIL

www.difusorabage.com.br

Política

Deputado Mainardi organiza debate sobre Projeto Caçapava na Assembleia

Publicada em 18/11/16 as 22:29h por Rádio Difusora - Bagé RS


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Roger da Rosa)
Os impactos sociais e ambientais do Projeto Caçapava do Sul, desenvolvido pela Votorantim Metais, foram amplamente debatidos na manhã desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Promovido pelo gabinete do deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT, o encontro reuniu, além de representantes da empresa, prefeitos e vereadores dos municípios de Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Piratini e Bagé, bem como a assessoria técnica da bancada petista.

O empreendimento está em fase de realização de audiências públicas dentro do processo de licenciamento ambiental. Prevê um investimento inicial de R$ 371 milhões de reais que viabilizariam a implantação da mineradora nas Minas do Camaquã para exploração de zinco, cobre e chumbo, tendo como subproduto a prata. A operação, que geraria 450 empregos diretos, ocorreria durante 20 anos.

"A posição que assumirmos hoje produzirá consequências para a História", destacou Mainardi. Segundo ele, o Rio Camaquã é um patrimônio não só da região, mas de todo o estado, razão pela qual deve continuar sendo preservado. "Um projeto desta natureza, apesar de impactar positivamente a vida econômica e social dos municípios de Caçapava e Santana da Boa Vista, coloca em risco o nosso rio", posicionou o deputado do PT.

O prefeito eleito de Santana da Boa Vista, Ito Freitas, apesar de reconhecer que os impactos ambientais podem promover desajustes, frisou que para o seu município, detentor do menor IDH do Estado, o investimento é fundamental. "Vai criar uma nova dinâmica em nosso município, que está localizado a 40 quilômetros de onde será montada a mina", acentuou Freitas. Ele trabalhará para ampliar garantias de redução máxima dos prejuízos ambientais.

Participaram, ainda, do encontro, os vereadores Lelinho Lopes, de Bagé, Boca Torres, de Caçapava do Sul, e Lourenço de Souza, presidente da Câmara de Piratini.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258