PARTICIPE 53 9 9901 8258

NO AR

Rádio Difusora - Bagé RS

www.difusorabage.com.br

Política

Deputado Lara solicita a retomada dos cursos de qualificação ao Ministro do Trabalho

Publicada em 22/07/16 as 16:42h por Rádio Difusora - Bagé RS


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
Em reunião fechada na bancada do PTB na Assembleia Legislativa, o deputado Lara solicitou ao Ministro Ronaldo Nogueira a continuidade dos cursos de qualificação profissional e também a instalação de mecanismos que permitam a emissão da carteira de trabalho fronteiriça.

Conforme o parlamentar, durante a gestão na Secretaria do Trabalho, cerca de 400 mil pessoas foram qualificadas. Por isso, Lara solicitou que os cursos de qualificação como, ProJovem e Pronatec sejam retomados no Rio Grande do Sul.

Sendo feita essa retomada, o deputado sugeriu que sejam distribuídas as vagas entre as agências do FGTAS/Sine, que conhecem a demanda do mercado e podem adequar os cursos as necessidades das empresas, e com as Secretarias de Assistências Sociais, para servir como uma porta de saída para os programas assistenciais.

Lara ainda sugeriu que o Governo Federal, através dos Ministérios do Trabalho e da Assistência Social, instigue aos municípios a agruparem as secretarias municipais do trabalho e assistência social, por que são políticas complementares, onde uma conhece o público necessitado e a outra tem a oferta de qualificação.

Em resposta, Ronaldo Nogueira afirmou que o Ministério está passando por uma reestruturação, mas que serão implementados dois novos programas que visam a qualificação de mão de obra e a aproximação do trabalhador a vaga de emprego, ainda em fase de planejamento.

Quanto a carteira de trabalho fronteiriça e a identidade fronteiriça, o deputado solicitou a implementação de mecanismos que garantam a produção dos documentos, proporcionando ao cidadão o amparo da legislação trabalhista e o acesso a rede de serviços públicos.

O deputado propôs que a cada final de semana sejam colocados quiosques, uma vez em cada cidade, com a representação de ambos países para disponibilização desse serviço. Conforme o ministro, estão sendo planejadas ações nos mesmos moldes para solução desse problema que deixa desamparada a população fronteiriça.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







.

LIGUE E PARTICIPE

Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258