Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Geral

Projeto Ferradura dos Vinhedos é oficializado como atrativo turístico do Rio Grande do Sul

Publicada em 09/05/18 às 17:01hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Projeto Ferradura dos Vinhedos é oficializado como atrativo turístico do Rio Grande do Sul
Vinhedos e Fauna  (Foto: Avelar Fortunato)
O Projeto Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos foi oficializado em Porto Alegre, durante solenidade de sanção e entrega da Lei que institui a Rota em Santana do Livramento. A Rota reúne, em formato de ferradura, atrativos da região e se torna um dos polos turísticos oficiais do Rio Grande do Sul.  

Desde 2010, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Avelar Batista Fortunato, realizou estudos, visitas técnicas e palestras sobre o local. Em 2013, por iniciativa do professor, foi elaborado um relatório sobre as ações para o poder público municipal e, desde então, cerca de cinco mil pessoas já visitaram a Rota. 

Com experiência em turismo rural, o professor considera que não foi por acaso ter percebido, após três anos passando pelo local, que a região das vinícolas de Santana do Livramento formava a imagem de uma ferradura, com 55 quilômetros de trajeto entre as vinícolas. Segundo Fortunato, a idealização deste projeto está registrada no Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sippee) da Unipampa. "O objetivo era propiciar aos estudantes a relação da teoria econômica com a prática empresarial vitivinícola. Depois de três anos fazendo isto, fiz o relatório completo com todo o potencial turístico do roteiro, o qual foi entregue ao município", afirma. 

A região em que a Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos está localizada possui belezas naturais, históricas e culturais, com produção de hortifrutigranjeiros, oliveiras, vinho, além da presença de pegadas de dinossauros que viveram no Pampa. Como atrativos turísticos, destacam-se o Cerro da Cruz, o binacional Cemitério da Cruz, os Passos da Cruz e do Guedes, o Cerro de Palomas, as vinícolas e os Centros de Tradição Gaúcha (CTG) instalados na localidade. Além disso, o espaço possui antigas construções e ruínas, propriedades públicas e privadas, todas abertas à visitação. 

O polo turístico possui um conjunto de vinícolas, como Almadén, Nova Aliança, Cordilheira de Sant'Ana, Salton e a agro vitivinícola Vallagarina. Em 2014, a região ficou entre as finalistas do Segundo Prêmio Inovação Turismo do Rio Grande do Sul em duas categorias: Estruturação de Produto e Promoção e Marketing. 

O Projeto Rota Turística da Ferradura dos Vinhedos objetivou impactar social e economicamente a comunidade em que a Unipampa está inserida, seguindo o propósito da Instituição de contribuir com o desenvolvimento da metade sul do Rio Grande do Sul. Sendo assim, o projeto promove a realização de trabalho e produz renda.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Brasil 61

Carregando...

Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD