Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Geral

Documentário ‘Grupo de Bagé’ tem sessão comentada e gratuita no dia 18 de maio

Publicada em 09/05/18 às 16:52hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Documentário ‘Grupo de Bagé’ tem sessão comentada e gratuita no dia 18 de maio
A Anti Filmes e Boulevard Filmes, em coprodução com o Canal Curta, apresentam o longa-metragem "Grupo de Bagé", de Zeca Brito. O documentário narra a história e o legado do Grupo de Bagé, movimento artístico surgido nos anos 1940, protagonizado pelos pintores e gravadores Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. 

O documentário será exibido em Bagé, no dia 18 de maio, sexta-feira, às 20h, no Museu da Gravura Brasileira (R. Cel. Azambuja, 18), Teatro da Urcamp. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Junto ao lançamento do filme, acontece a exposição "Grupo de Bagé - o que nos conecta?", com obras originais dos artistas. A produção do longa é assinada pelo diretor, Letícia Friedrich, Frederico Ruas e Lourenço Sant'Anna.  

"A ideia de fazer um filme sobre o movimento artístico é algo que me acompanha há muito tempo. Nasci em Bagé e minha iniciação em artes foi através da gravura. Um filme sobre esses heróis é uma maneira de agradecer pelo caminho que eles abriram para muitos artistas", acredita Zeca Brito, que assina o roteiro junto com Gladimir Aguzzi. Para o cineasta, o Grupo de Bagé fez da gravura uma maneira de popularizar a arte, com temáticas realistas e de denúncia social. Um dos temas de destaque do documentário é a apropriação do trabalho do grupo pelo sistema das artes brasileiras, do pampa gaúcho aos palácios de Brasília.  

O longa conta com depoimentos de teóricos como Néstor García Canclini e Nicolas Bourriaud, e os artistas Anico Herskovits e Cildo Meireles, entre outros, que investigam a trajetória do grupo. "Partimos de uma recuperação biográfica e histórica do Grupo de Bagé, a contextualização artística, cultural e política da região em que viviam nos anos 1940. Buscamos recuperar e compreender os elementos que estabeleceram as condições para que os jovens artistas alcançassem uma identidade estética própria e, cada um à sua maneira, conduzissem os ideais e as características artísticas e políticas do grupo que criaram", resume Brito.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Brasil 61

Carregando...

Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD