Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Geral

Minicursos movimentam comunidade acadêmica no 8º BioUrcamp

Publicada em 06/04/18 às 09:52hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Minicursos movimentam comunidade acadêmica no 8º BioUrcamp
 (Foto: Divulgação)
Adquirir e expandir conhecimentos num espaço curto de tempo e com profissionais qualificados são uma das referências dos minicursos. Na área da saúde o destaque foi para o de Antocianinas - antioxidades tidos como as grandes promessas não ação antitumorial, ou seja, que previnem tumores no organismo. O minucurso foi ministrado por três professores da Urcamp: MSc. Guilherme Marques Bragança, MSc, Ana Carolina Zago, Dra. Ana Palua Simões e MSc. Gabriela da Silva Schirmann. 

O curso contou com um momento teórico e três práticos, onde os participantes puderam conhecer sobre a determinação das antocianinas nos vegetais, a interação com os outros antioxidantes e a relação com marcadores e poluidores ambientais. Entre os participantes, acadêmicos dos cursos de Biologia, Nutrição e Farmácia, além de alunos de outras Instituições de Ensino Superior. 

Os ministrantes do curso revelam que esse antioxidante é encontrado em frutas e vegetais de coloração roxa e vermelha: repolho roxo, berinjela, beterraba, tomate, caqui, morango, uva, ameixa, goiaba, entre outros. 

O professor Guilherme Marques Bragança, diz que a ideia é realçar a importância desses alimentos à população. "Os frutos do biomapampa apresentam importante teor de Antocianinas. Considerando este antioxidante com a promessa para tratamento e prevenção de patologias que assolam as comunidades, torna-se fundamental sua abordagem sob todos os aspectos. Isso colabora para a valorização dos vegetais do nosso bioma e contribui para o desenvolvimento regional na saúde e na economia", pontua.  

A Urcamp conta atualmente com o maior projeto de estudo de frutas do biomapampa e sua capacidade antioxidante. O programa envolve sete professores de diferentes áreas da saúde. 

A Fisioterapia associada à Equoterapia 

Outro minicurso que contou com grande procura nesse primeiro dia de BioUrcamp foi a oficina de Equoterapia Xamã, ministrada pela fisioterapeuta formada pela Urcamp, Marta Rover Duarte. O primeiro momento do curso contou com uma abordagem teórica no Teatrinho da Urcamp, onde a palestrante relatou a história da Equoterapia, suas experiências com crianças da APAE e a evolução dessa técnica no tratamento a respeito de motricidade e equilíbrio, através do uso da montaria em cavalos. 

A segunda parte do minicurso foi prática, no campo de futebol do Ginásio Corujão, onde os participantes puderam montar e aprender técnicas desenvolvidas na fisioterapia, com foco em alongamento e no desenvolvimento de músculos e articulações do corpo. Marta Rover Duarte se formou em 1996 e antes de ingressar na Equoterapia trabalhou no Hospital Universitário como fisioterapeuta. "Pra mim está sendo maravilhoso poder voltar à Urcamp e passar um pouco da minha experiência nessa área. Tive professores maravilhosos aqui e digo sempre que é um orgulho ter feito o meu curso nessa Universidade", destaca. 

A Equoterapia Xamã, aplicada pela fisioterapeuta mistura a terapia de cavalo com a forma de montaria dos índios norte-americanos, sem estribos e sem arreios.







ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Brasil 61

Carregando...

Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD