Geral

Publicada em 29/03/17 às 22:26h
Migração: cerca de 83 rádios AMs já estão operando em FM em todo o Brasil
Mais de 400 emissoras já estão em condições de fazer a migração

Rádio Difusora - Bagé RS


O último dia 18 de março marcou o primeiro ano do início efetivo da migração AM-FM no Brasil. A então Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte (no interior cearense) foi a primeira rádio a fazer a sua adaptação de outorga e começou a transmitir sua programação em 97.9 FM no interior cearense. Neste período de um ano e segundo informações levantadas pela redação do tudoradio.com, mais de 80 emissoras AM já estão operando em FM.

 As rádios que estão realizando a migração fazem parte do primeiro lote. Além das 83 rádios que já estão operando, mais de 400 também já estão em condições de fazer a adaptação da outorga. O primeiro lote contempla as emissoras que obtiveram espaços no "FM convencional" para operar (espectro que vai de 88.1 FM a 107.9 FM). Nos locais onde a faixa FM já está congestionada será aberto o "FM estendido", operando de 76 FM a 87 FM.

O processo para a adaptação das emissoras no FM estendido também está em andamento com o desligamento do sinal analógico da TV aberta. Várias cidades já realizaram o switch off e, no próximo dia 29, a Grande São Paulo e outras cidades do estado também iniciarão o desligamento do sistema analógico.

Durante o ano de 2016, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deu o aval para 283 rádios de todo o Brasil fazerem a migração da faixa de AM para FM. Para permitir a migração, o MCTIC está firmando com as rádios termos aditivos ao contrato original de concessão da outorga.

Para agilizar o processo de assinatura dos termos, o MCTIC está realizando mutirões nos estados. O primeiro foi realizado em fevereiro em Santa Catarina e contou com a presença do ministro Gilberto Kassab, representantes da ABERT, ACAERT e radiodifusores.

Fonte: tudoradio.com



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados