Geral

Publicada em 02/02/17 às 19:14h
Cientec pretende instalar centro de excelência em cinzas do carvão em Candiota

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Léo Nunes)
Nesta semana, o vice-prefeito de Candiota, Gil Deison Pereira, recebeu representantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) para tratar sobre a possível instalação de um Centro Nacional de Excelência em Cinzas de Carvão (CENACIN) no município.

De acordo com o Geólogo da Cientec, Geraldo Mario Rohde, o centro seria a espécie de um fórum multidisciplinar de captação e difusão de conhecimento sobre as cinzas do carvão, já que o município possui a maior jazida a céu aberto de carvão do Brasil.

Segundo informações da Cientec, a produção atual de cinzas de carvão no sul do Brasil atinge 4 milhões de toneladas/ano. "Considerando ainda que a maior parte da cinza de fundo é descartada e que nem toda quantidade de cinza volante é utilizada, são cerca de 2 milhões de toneladas/ano descartadas", relatou o geólogo.

O CENACIN teria atuação no sentido de promover a execução de ações visando incentivar a (re)utilização e reciclagem das cinzas de carvão fóssil no Brasil, nos aspectos ambientais, técnicos e mercadológicos. A projeção é que a fundação firme parceria com o município em breve.




-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados