Geral

Publicada em 09/12/16 às 01:20h
Professora da Unipampa produz livro para crianças com necessidades especiais

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Divulgação)
Começaram nesta semana as entregas para escolas e instituições do primeiro livro 100% acessível do Brasil, distribuído gratuitamente: Lelê de Boca Aberta. A publicação infantil traz fontes ampliadas e contraste para alunos com baixa visão, audiolivro e audiodescrição das imagens e ilustrações para cegos, tradução da história em libras, para surdos, e texto em escrita simbolar, para alunos com déficit intelectual. A obra foi escrita pela professora da Universidade Federal do Pampa, Amélia Bastos. Foi produzida durante a disciplina de Educação Inclusiva do curso de Letras do Campus Bagé. Narra a história da menina Lelê que tem que passar por um procedimento cirúrgico para a retirada das amigdalas.

A primeira entrega aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae - de Bagé. Além do livro com comunicação alternativa e o DVD de audiodescrição, a publicação foi entregue em braile e com um kit de brinquedos médicos. A idéia é oferecer os livros para todas as instituições e escolas que atendem alunos com deficiência de Bagé e região. E também promover uma capacitação dos profissionais no momento da entrega do material. Na Apae, mais de 15 servidores participaram da palestra ministrada pela professora da Unipampa.

A publicação do livro custou cerca de R$ 12.500,00. 88% foi quitado com valores arrecadados através de doações. O restante foi pago com fundos próprios da autora. Foram impressos 200 exemplares em Braille/Tinta e mil exemplares em tinta, que possuem o DVD de Acessibilidade. As instituições e escolas de outros municípios interessadas em receber o material devem entrar em contato através do e-mail: ameliabastos@unipampa.edu.br.




-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados