Geral

Publicada em 13/10/16 às 20:30h
Hulha Negra realiza Dia de Campo sobre Pnae

Rádio Difusora - Bagé RS


Na última terça-feira (11/10), em Hulha Negra, ocorreu um Dia de Campo integrado para tratar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e horticultura, na qual teve a participação demais de 30 pessoas. A atividade ocorreu na propriedade da família Ornoski, Assentamento Conquista da Fronteira.

Na oportunidade, as extensionistas da Emater/RS-Ascar, Jocasta Pedroso e Luana Alves, esta do Escritório Municipal de Aceguá, expuseram o cenário atual do programa no município de Hulha Negra, apontando elementos históricos, chegando até a atualidade. Hulha Negra, mesmo localizada em uma região que não tem tradição de produção olerícola, apresenta experiências positivas desse tipo de produção e com reduzida utilização de defensivos químicos, mostrando que a produção da reforma agrária é comercializada nos programas governamentais, sendo disponibilizada para a merenda de todas as escolas do município.

A atividade contou com a presença de agricultores do interior de Candiota, que também comercializam alimentos para as escolas daquele município. Para a extensionista Hulda Alves, da Emater/RS-Ascar de Candiota, o Programa, hoje consolidado através da lei 11.947/09, "é fruto de muito trabalho, através da participação popular em fóruns e conferências, onde a demanda pela compra de alimentos da agricultura familiar sempre foi defendida pelas extensionistas da Emater", lembrou.

Após o debate sobre o cenário atual do Pnae no município e região, os extensionistas Ricardo Medeiros e Humberto Alves trataram sobre horticultura, mostrando as práticas corretas para produção de hortaliças, combate a insetos e produção de mudas.

A família Ornoski está assentada desde o início do projeto de assentamento, ocorrido no ano de 1989, e desde então trabalha a partir da lógica da diversificação da produção, integrando os processos e otimizando recursos e área, tendo a produção de leite e de olerícolas como principais geradores de renda no lote. Uma das filhas da família, Jéssica Ornoski, pretende seguir na agricultura, sendo que desenvolve o trabalho com os pais todos os dias nos horários inversos do colégio. Um dos lotes se transformará numa das unidades do programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

O evento foi realizado de forma integrada entre os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Candiota, Aceguá e Bagé, em parceria com a nutricionista da Prefeitura de Hulha Negra, Cíntia Lüdke.

Anualmente, o escritório da Emater/RS-Ascar de Hulha Negra integra o plano socioassistencial, onde são planejadas atividades que promovem a geração de renda das famílias assistidas pela Insituição. Desta forma, o Pnae é o foco principal deste plano, promovendo visitas às famílias, reuniões, elaboração dos projetos de venda de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar, bem como dias de campo. Quem coordena os planos socioassitenciais na região é a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, Jaqueline Bragança, que também participou do evento.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados