Geral

Publicada em 16/05/16 às 17:48h
Audiência pública para buscar alternativas aos municípios do RS prejudicados com as chuvas
Proposta foi feita pelo deputado federal Afonso Hamm e ainda não tem data definida

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Divulgação)
     Buscar alternativas para amenizar os prejuízos causados aos municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul, devido as chuvas ocorridas nos meses de abril e início de maio, é o propósito da Audiência Pública, de autoria do deputado federal Afonso Hamm e aprovada nesta semana na Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
 
     Hamm, que é vice-presidente da Comissão da Agricultura, propôs a reunião no sentido de agilizar o repasse dos recursos por parte do governo federal e governo estadual aos municípios que foram castigados pelo excesso de chuvas, em especial nas regiões da campanha, fronteira oeste e zona sul do Estado.
 
     Ele observa que o setor mais prejudicado com os fenômenos climáticos foi a pecuária e a agricultura, tanto no plantio como na colheita. "Vamos tratar sobre a grave situação enfrentada pela maioria dos municípios, em razão do grande volume de chuvas e devido aos acentuados e preocupantes prejuízos na produção de grãos, que em algumas regiões os prejuízos já chegam a 60% da produção, especialmente nas culturas da soja, arroz, milho, bovinocultura de leite e hortifrutigranjeiros, assim como nas estradas vicinais e pontes danificadas", observa o deputado ao salientar que as perdas afetam diretamente a atividade econômica dos municípios e na vida das pessoas.
 
     O debate também tem como propósito reivindicar a prorrogação dos contratos de custeio e investimento firmados com as instituições federais bancárias (Banco do Brasil e BNDES).
 
     Para essa audiência, Afonso Hamm sugeriu que o debate conte com a participação dos representantes dos Ministérios da Agricultura; Desenvolvimento Agrário e Integração Nacional; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag); representantes de Sindicatos Rurais; Associações de Produtores; Federação das Associações dos Municípios (FAMURS); prefeitos da região da campanha, zona sul e fronteira oeste; secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo; representante da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz), Irga, Emater/RS, representante do BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco Brasil.
 
     A data da audiência pública será marcada posteriormente.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados