Cidade

Publicada em 08/03/18 às 09:23h
Daeb prepara novas medidas frente à estiagem

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Divulgação/Daeb)

Com o prolongamento do período de estiagem, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) planeja novas medidas caso as chuvas previstas para a próxima semana não se confirmem. A Barragem da Sanga Rasa já está 6,70 metros abaixo do normal, nível preocupante para a época do ano.

Uma das ações futuras, caso a situação se agrave, é a utilização da água da Pedreira localizada no terreno do IFSul. De maneira preventiva, o Daeb já vem trabalhando há meses para deixar a estrutura pronta para quando for necessário iniciar o fornecimento de água deste reservatório para a Zona Leste da cidade. Foi recomposto um trecho de rede de 200 milímetros que havia sido retirado pelo IFSul e foram confeccionadas peças para adaptação de uma bomba.

Além disso, foi realizada análise da água, em um laboratório terceirizado fora do município. Os laudos, disponíveis para consulta no site do Daeb, apontaram que a água não possui contaminação, e que apenas deve ser tratada antes da distribuição. Para isso, está sendo adquirido, nos próximos dias, um novo sistema de tratamento para o local.

O abastecimento via pedreira é mais uma forma de poupar a barragem da Sanga Rasa, que está com cerca de 47% da sua capacidade. Juntamente com o aproveitamento da água da barragem do Piraí e a reativação de poços artesianos, a contribuição da Sanga Rasa para o abastecimento deve ser reduzida em 60%.

Serviço na Barragem Emergencial

Na quarta-feira, o Daeb substituiu a tubulação de sucção da bomba da barragem Emergencial, bem como consertou a válvula de retenção. O intuito foi melhorar a condição de partida deste sistema bem como eficientizar o consumo de energia. Esta ação visa otimizar o tempo de reação da contribuição da barragem Emergencial no abastecimento da cidade, principalmente nesta época de racionamento.





-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados