Cidade

Publicada em 10/02/17 às 03:05h
Secretária de Educação visita Escola Melani Granier depois da notícia do fechamento da instituição

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Divulgação)
Depois do anúncio do encerramento das atividades da Escola Particular Mélanie Granier, em Bagé, a Secretária de Educação, Adriana Vieira Lara, buscou se inteirar da realidade enfrentada pela instituição. Acompanhada pela diretora geral da Smed, Rita de Cácia Lopes Oliviera, e pela coordenadora pedagógica, Carmen Bueno, Adriana conversou com o diretor geral da escola em Bagé e em Erechim, Claudecir Bleil.

De acordo com Bleil, a instituição vem enfrentando dificuldades e adiando esta decisão há cerca de quatro anos. "Temos tentado reverter este quadro de todas as formas. Não é uma decisão fácil, mas com o que temos hoje é irreversível", disse, ao explicar que somente neste ano a escola perdeu mais de 100 alunos. "Isso representa um déficit de 40%", afirma. Segundo o diretor, para manter o funcionamento a escola precisa suprir o montante de R$ 60 mil mensais, o que se tornou inviável com a baixa de matrículas.

A Secretária de Educação de Bagé falou do sentimento da comunidade em perder uma instituição centenária. "Venho me solidarizar com vocês, sentimos muito pois esta escola possui uma relação muito forte com a história da nossa cidade. É uma escola que tem o afeto dos bajeenses", mencionou Adriana, ao completar que o município também entende a decisão. "Ao mesmo tempo entendemos a situação. Certamente deve se ter sido feito um esforço sobre-humano até chegar aqui e ser tomada esta atitude", observou. A secretária se colocou à disposição da direção geral do grupo anglicano para mais conversações.

Adriana avalia, junto com o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, uma possível aquisição do prédio ou outra forma de aproveitamento do patrimônio deixado pela instituição. Bleil comenta que já há procura de investidores. "Nosso próximo passo é alugar ou vender o prédio. Mas havendo interesse a prioridade é a prefeitura", finalizou. Para isso, novas reuniões serão agendadas.




-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados