Cidade

Publicada em 07/01/17 às 01:07h
Vacinas contra HPV para meninos e meninas nos postos de saúde da região

Rádio Difusora - Bagé RS


As unidades de saúde da região iniciaram a vacinação contra o papiloma vírus humano - HPV - com algumas mudanças, segundo o novo calendário nacional de vacinações para o ano de 2017, determinado pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora das imunizações da Secretaria da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé, enfermeira Tatiana Miranda, explica que a vacina do HPV será distribuída gratuitamente a partir deste ano para meninas de nove a 14 anos e para meninos de 12 e 13 anos. Até 2020, a faixa etária será ampliada gradativamente para meninos a partir de nove anos de idade. A imunização será feita em duas doses, com intervalo de seis meses. Está disponível em todas as unidades de saúde da região.

Devem ser adotadas ações estratégicas para garantir uma melhor cobertura serão adotadas. Uma delas é estender a vacinação do HPV às escolas, assim que iniciarem as aulas. Outra novidade que será colocada em prática este ano é a utilização do cartão controle.

O coordenador adjunto da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Carlos Magno Cesarino, diz que o objetivo da vacinação para a população do sexo masculino é prevenir e reduzir a incidência do câncer do colo de útero e vulva nas mulheres. Também o câncer de pênis nos homens, assim como o de boca, orofaringe e verrugas genitais em ambos os sexos.

As vacinas que vieram dentro do Programa Nacional de Imanizações, por determinação do Ministério da Saúde, já foram distribuídas conforme os números populacionais da região que, além de Bagé, cobre as cidades de Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul.




-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados