Cidade

Publicada em 21/12/16 às 15:58h
Hospital Universitário é único da região a trabalhar com Prontuário Eletrônico

Rádio Difusora - Bagé RS


Como procedimento padrão e normativa do Ministério da Saúde, os hospitais precisam guardar os dados de cada paciente por pelo menos 20 anos, desde sua última internação. O que antes exigia trabalho de pesquisa em milhares de papéis nas prateleiras para se ter acesso, agora é feito em tempo real pelo computador através de um programa de armazenamento. É o Prontuário Eletrônico de Paciente - PEP, um módulo específico que integra o Sistema Integrado de Gestão Hospitalar - SIG, totalmente informatizado.

 Para se entender melhor os benefícios deste programa é só acessar ao ainda pequeno histórico dos pacientes que foram atendidos pelo Hospital Universitário desde sua reabertura. Nele, o fluxo interno da unidade permite acesso a todos os envolvidos no processo de internação. Para isso foi realizado treinamento e capacitação de médicos, enfermeiros, setor de recepção, farmácia, raio X e toda a estrutura de gestão do hospital. O PEP permite uma amplitude de informações, como o acesso instantâneo ao histórico do paciente, laudos de outros médicos, exames indicados, medicamentos recebidos, o uso de materiais, datas de atendimentos, receitas, recursos e gastos financeiros, atestados médicos e comprovantes de consultas.

O Diretor Técnico e um dos gestores do HU, o médico Henry Ribeiro Rita conta que maior benefício é a segurança do paciente. "Tudo fica registrado de forma eletrônica e de fácil acesso pra internações futuras. Em segundo lugar o benefício para o hospital onde desde o momento da chegada do paciente, porque todas as suas informações ficam ali. Assim, a farmácia e o setor de contas hospitalares podem cobrar de forma correta, sem erros, tanto na parte dos convênios quanto do SUS, reduzindo o percentual de glosa (cobrança não recebida por falta de registro), que é o grande problema dos hospitais", resume.

 O Novo HU permanece com reformas em algumas alas, no intuito de melhora de sua infraestrutura.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados