Cidade

Publicada em 13/10/16 às 21:18h
Prefeitura busca revitalização do Sítio Histórico do Forte Santa Tecla

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Divulgação)
O projeto arqueológico do sítio histórico, foi cadastro em 2011, pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMEDT), visando a construção de um parque de importância cultural e turística, de lazer e pesquisa nas áreas de Geografia, História, Biologia, Turismo, Geologia, Arqueologia, Arquitetura e Engenharia. O local é dotado de uma beleza paisagística, que possuí valor histórico e grande potencial para uso público e visitação turística.

O Forte de Santa Tecla está localizado às margens do rio Negro, próximo à foz do rio Piraízinho. Atualmente restam vestígios de antigas fundações em pedra, sendo tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1970, em terrenos que pertencem ao município de Bagé, detendo responsabilidade a Prefeitura.

Orçado em R$ 3.596.944,25, o projeto de tornar o Forte de Santa Tecla em um atrativo turístico cultural foi elaborado há 5 anos e tem como um dos principais objetivos, transformar o espaço em área de lazer com estrutura para camping; midioteca; comércio de souvenir; além de ativar o museu existente no local, sendo considerado pelo Departamento de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, um dos mais importantes projetos a nível nacional.

O grupo de trabalho, formado por órgãos do governo municipal, com parceria da APATUR, que trabalha pela realização do projeto, reúne-se toda segunda-feira na prefeitura e conta com o apoio de alunos dos cursos de Comunicação Social e História da Universidade da Região da Campanha - URCAMP, Universidades públicas e privadas, Entidades de Classe, Exército Brasileiro, Associações de Moradores, SESC, SENAC, SEBRAE, Emater, IFSUL, Associação do Centro Histórico Vila de Santa Thereza através do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras e Secretaria de Turismo do Estado.

O evento que apresentará o projeto de revitalização do Sítio Histórico Forte Santa Tecla, acontecerá no dia 23 de Outubro, a partir das 16h30min, na Estrada do Forte. No local, será disponibilizado erva mate e água quente, sendo solicitado somente que o público leve suas cadeiras para mateada.

 Programação do evento Revitalização do Sítio Histórico do Forte Santa Tecla:

16h30 - Apresentação da Fanfarra da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada
17h - Abertura do Evento / Benção da Área do Forte Santa Tecla
17h30 - Apresentação da Fábrica de Gaiteiros
18h - A História do Forte Santa Tecla - Cel. Antônio Marques
18h30 - Exibição do Vídeo Institucional Forte Santa Tecla - Ten.Cel. Rafael Cunha de Almeida Cmte. 3º RC Mec - Direção: Edison Larronda
19h - Pronunciamento das Autoridades
19h30 - Apresentação do Projeto Parque Santa Tecla - Arquiteta Joelma Silveira 
20h - Encenação da Tomada e Rendição do Forte Santa Tecla - Direção: Memorial do Gaúcho, Rural Jovem- Associação Rural de Bagé
20h30 - Exibição do curta metragem ADÃO LA TORRE - alma, terra e sangue de Adriana Pereira.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados