Cidade

Publicada em 12/09/16 às 15:26h
Ações alusivas ao Setembro Amarelo iniciam com Blitz em Bagé

Rádio Difusora - Bagé RS


 (Foto: Matheus Medeiros)
Ações alusivas ao Setembro Amarelo, iniciaram com Blitz, na tarde desta sexta-feira, 9 na Praça Silveira Martins, em Bagé. Além da Blitz, a Secretaria de Saúde, realizou atendimento médico no local, bem como verificação de pressão, sem custo algum para a população. Dentre as atividades estão previstas, uma Roda de Conversa com técnicos da Universidade Federal do Pelotas (UFPEL) e uma capacitação dos agentes de saúde das unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

 Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que acontece durante todo o mês de setembro, desde 2014, com o objetivo de alertar as pessoas a respeito da realidade do suicídio no mundo, visando capacitar as pessoas para que possam atuar na sua vigilância, prevenção e controle.

 Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo. O levantamento diz ainda, que a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio. De acordo com os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2013, Bagé registrava um total de 13 suicídios.

 Para a Psicóloga da Secretaria de Saúde, Marília Bastianello, é possível prevenir o suicídio. "Para cada 10 suicídios cometidos, há pelo menos, 20 tentativas e a capacitação dos agentes da saúde, principalmente aqueles que prestam serviço a domicílio, é extremamente necessária, para desmistificar um tema que ainda é tratado como tabu pela sociedade".



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.


-
Fan Page

Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2018 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados