Seja bem vindo ao nosso site Rádio Difusora - Bagé RS difusorabage.com.br!

Cidade

Urcamp dá prazo de 15 dias para que lideranças da saúde viabilizem a manutenção do HU

Publicada em 11/07/16 às 14:07hRádio Difusora - Bagé RS

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Urcamp dá prazo de 15 dias para que lideranças da saúde viabilizem a manutenção do HU
 (Foto: Ascom/Urcamp)
Um fôlego para buscar alternativas que possam manter o funcionamento do Hospital Universitário. Esta foi a principal definição do encontro que reuniu na Urcamp nessa sexta-feira, 08, algumas das lideranças da saúde no município. Depois de ouvir um relato sobre a situação financeira do Hospital Universitário pela Reitora da Urcamp Lia Quintana e pelo Pró-reitor Administrativo Aurelino Rocha, o grupo, formado por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Bagé, pelo Coordenador Regional de Saúde da 7º Dauto Paiva, o prefeito Dudu Colombo e alguns vereadores, discutiram e debateram soluções que viabilizassem o não fechamento do hospital.

 Durante quase três horas foram projetadas ações e sugestões. A primeira medida definida foi uma agenda no início da semana que vem em Porto Alegre com a Secretaria Estadual da Saúde, para cobrar a liberação imediata do valor de um milhão de reais, oriundo de repasses que não foram feitos pelo estado, mas de serviços que foram oferecidos à comunidade pelo hospital. Outra negociação envolve o aumento da contratualização, que hoje é de 320 mil reais que não paga a folha de funcionários, segundo a Reitora da Universidade, que é quem mantém juntamente com a Fundação Áttila Taborda, o HU.

O prefeito Dudu Colombo disse que o município não tem condições financeiras de ajudar o hospital. "Nós estamos aqui para nos inteirarmos da situação e para nos solidarizarmos com a causa. Vamos juntos buscar uma alternativa, mas hoje o município não tem como fazer aportes", relata. O HU não recebe nenhum recurso do executivo municipal.

O advogado do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Alex Sandro Martins Rodrigues pediu à Urcamp um prazo de 15 dias, antes que começassem a serem feitos os desligamentos de funcionários. "Nós queremos buscar esses repasses que não foram feitos para fazer com que o hospital respire, pelo menos, aí teremos um pouco de tempo para tentarmos novas alternativas", explica.

 A dívida hoje do HU é algo em torno de três milhões de reais entre médicos, fornecedores e empréstimos bancários. Em 2015 o prejuízo do hospital foi de R$ 1.673.632,33. Em 2016 o saldo negativo já chega em R$ 1.830.450,00.

A Reitora Lia Quintana acatou ao pedido. "Fizemos um trato com o sindicato e queremos um encaminhamento em 15 dias, nós vamos dar esse prazo para vermos o que conseguimos fazer e arrecadar até lá", esclarece.

 O anúncio de fechamento gradual das atividades no Hospital Universitário foi feito na quinta-feira, 07, através de uma nota aos órgãos competentes, como Ministério Público e entidades ligadas à saúde e imprensa, onde a gestão da Universidade relata o déficit financeiro do hospital e os aportes de recursos que a Instituição Urcamp vem fazendo nos últimos anos para manter em funcionamento o HU.



ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Brasil 61

Carregando...

Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Anuncio do site Rádio Difusora - Bagé RS
Fan Page
Contatos: (53) 3242 6471 - (53) 3241 2069 - WhatsApp: (53) 9 9901 8258
Copyright (c) 2024 - Rádio Difusora - Bagé RS - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD