·         notícias de Bagé pela Difusora e Delta FM:

 

·         Palestras sobre Raiva Herbívora mobilizam produtores da região

 

 

 

 

·         deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) protocolou,  na Comissão da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, pedido de formação de uma subcomissão para tratar das florestas plantadas no Estado. Envolvido com o tema desde o período em que foi secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, durante o qual presidiu a Câmara Setorial das Florestas Plantadas, Mainardi defende a necessidade de criar um marco legal para esta cadeia produtiva.

 

·         TERCEIRO CARRO OFICIAL DA CÂMARA DE VEREADORES NÃO TEVE INTERESSADOS no leilão.

 

·         será revertido o valor restante das licitações dos veículos para o Hospital de Pronto Socorro de Bagé.

 

·         Prefeito Dudu Colombo, recebeu em seu Gabinete, representantes da Diretoria do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Rio Grande do Sul (Sintec). No ato foi sancionado o Projeto de Lei do Dia do Técnico Industrial do Ensino Médio pelo Chefe do Executivo.

 

·         Secretaria de Educação tomou conhecimento de que algumas pessoas estão usando do nome de escolas municipais para pedir colaborações em dinheiro nas ruas, especialmente nas comunidades escolares.Assim, o órgão esclarece que não tem nenhum servidor vinculado a esta Secretaria, nem a nenhuma das escolas da Rede Municipal autorizado a recolher qualquer tipo de valor em nome do Município

 

·         Secretária Municipal de Saúde de Bagé, Téia Pereira, recebeu durante o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). O deputado cumpriu agenda na região, tratando de temas como a saúde em Bagé, o carvão mineral, além de reunir-se com o as lideranças da corrente PT Amplo e Democrático.
O deputado também visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e se reuniu com os profissionais do programa Mais Médicos.

 

 

·         Deputado Lara aprova relatório final da Comissão Especial das Escolas de Tempo Integral. Lara é autor da PL 206/2009 que prevê a inclusão da educação financeira no currículo da educação básica que busca levar conteúdos interessantes do ponto de vista educacional e que sirva para o dia a dia.

 

 

·         15/4- Casa de Cultura Pedro Wayne convida para a Exposição "As Faces de Maria", que acontecerá dia 06 de maio às 19hs.

 

·         Deputado federal PAULO PIMENTA faz roteiro de visitas em Bagé e região.

 

·         Mulheres do assentamento Capivara B, em Hulha Negra, participaram, na última semana, de uma oficina de Páscoa. A atividade teve como objetivo resgatar a tradição de pintar as cascas de ovos. A oficina foi realizada pela Emater

 

·         estiveram reunidos na Associação e Sindicato Rural de Bagé as analistas de mercado, Gabriela Garcia Ribeiro e Graziela Nunes Correr, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA, o responsável pela formação profissional rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/RS, Pedro Faraco Rodrigues, que no encontro representou o Sistema Farsul, e os produtores rurais, diretores da entidade, Ronaldo Cantão e Gustavo Moglia Dutra.

·         No encontro, foi realizado o Painel de Custo de Produção de Pecuária de Corte, que se trata de um levantamento feito a cada três anos nos municípios de Alegrete, Bagé, Lavras .

·         Concessionária Nicola Veículos Chevrolet de Bagé precisa de pessoa proativa e que busca crescer com oportunidades para vagas de Anfitriã e VENDEDOR de peças. Envie seu curriculo para rh@nicola.com.br

 

·         Audiência Pública sobre o Minha Casa Minha Vida Entidades. Local: Cicade – Clube Industrial.

 

·         Prefeitura de Bagé paga a diferença da reposição salarial de janeiro e fevereiro

 

·         Prefeito Dudu Colombo recebe presidente Estadual do PR em seu gabinete

·         13 famílias quilombolas da Vila da Lata, em Aceguá, realizaram o sonho da casa própria. A cerimônia, realizada na sede da localidade, marcou a entrega oficial das residências, através do Programa Nacional de Habitação Rural, que integra o Programa Minha Casa, Minha Vida.

As moradias possuem 48 , com três peças e banheiro. Para receber os benefícios, as famílias precisam organizar-se de forma coletiva. No caso do município de Aceguá, a organização foi realizada através do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural (Crehnor). O valor de cada casa é de R$ 28 mil.

Já as orientações quanto à documentação e enquadramento das famílias foram fornecidas pela Emater/RS-Ascar e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo

 

 

·         Arquivo público de Bagé inicia campanha para reunir documentos históricos.

 

·         As pessoas que desejam doar algum material devem comparecer até o Arquivo Público, localizado no segundo andar da Biblioteca Pública Dr. Otávio Santos na rua Carlos Mangabeira nº 20. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 14h00 sem fechar ao meio dia.

 

 

·         14/4- Secretária Municipal de Saúde, Téia Pereira, apresentou para a comunidade o médico uruguaio Fernando Antúnes Maciel Gómez, que trabalhará na Unidade Básica de Saúde do bairro São Martins.

 

 

·         Secretaria Municipal de Saúde de Bagé informa que o curso de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas será realizado no Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha (URCAMP)

 

·         reunião com os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde sobre Bolsa Família e Campanha do Agasalho. Local:  sede do Sindicato trabalhadores Rurais, ao lado da Secretaria de Saúde

 

·         dia 17 capacitação vacinadores. Local: Salão Nobre da Prefeitura

·         unipampa: Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural no Campus Bagé, conforme Edital 64/2014 lançado pela pró-Reitoria de Pós Graduação. São disponibilizadas 30 vagas, e as inscrições podem ser realizadas de forma presencial no Campus Bagé ou por meio de correspondência, conforme detalhes disponíveis no edital. 

 

 

·         Próxima fase: Bagé x 15 de Novembro

·         Palmeirense x Guarany

·         Depois da decisão judicial que determinou o afastamento do Diretor do DAEB, Kiwal Parera, quando entendeu que o mesmo deixou de adotar as providências necessárias para manter a realização dos trabalhos na obra da Barragem da Arvorezinha, o município de Bagé ingressou com recurso e garantiu o retorno do diretor Antônio Kiwal Parera ao departamento. 

 

·         12/4- deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) recebeu em seu gabinete de Brasília, as lideranças de Aceguá: prefeito Julio Cezar Vinholes Pintos e vereador Edmundo Picler. Eles também participaram do lançamento da Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, quando o deputado assumiu a vice-presidência.

 

·         Prefeito Dudu Colombo recebeu  integrantes do Interact Clube Bagé e Interact Rainha da Fronteira.O objetivo principal do encontro foi apresentar ao Prefeito o evento “Encontro Gaúcho de Interact Clubs  que acontece em Bagé nos dias 10, 11 e 12 de outubro.

 

·         Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa (SEMPPI), promoveu mais um baile comemorativo para os idosos, no Centro do Idoso.

 

·         Casa Dia Vicente de Paulo, vinculada à Secretaria do Idoso, promove uma série de ações voltadas também ao tema da Páscoa. 

 

·         Associação e Sindicato Rural de Bagé em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio – SEAPA e as prefeituras da região estarão organizando uma série de palestras sobre o surto de Raiva Bovina, que tem colocado produtores em alerta em várias cidades do Estado.

·         A agenda de eventos terá início em Hulha Negra na quarta-feira, dia 16, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores. Logo depois será a vez dos produtores de Bagé. A palestra está prevista para às 18h, do mesmo dia, no salão nobre da Associação Rural. Em Aceguá, o evento vai acontecer no dia 17, quinta-feira, às 9h, também na Câmara de Vereadores do município.

·         As palestras, cujo tema é “Raiva Herbívora: controle e prevenção”, serão ministradas pela médica veterinária Gisane Lanes de Almeida, que é fiscal estadual agropecuária, e integrante do grupo de educação sanitária da SEAPA.

 

 

·         vereadora Márcia Torres é a idealizadora do 1º Seminário Regional para debater Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência que será realizado segunda-feira (14/04) às 18h na Câmara de Vereadores de Bagé.

 

·         dias 16 e 17 de abril, o município de Candiota realizará a Feira do Peixe e Páscoa, que acontece no Galpão do Produtor, na Praça Central, em Dario Lassance

 

·         IMPASSE: PREFEITO DUDU, NA DIFUSORA, RELATA QUE CÂMARA NÃO VOTA PROJETOS DE ADEQUAÇÃO DO FUNPAS (fundo de previdência municipal). COM ISSO, A PREFEITURA DE BAGÉ NÃO CONSEGUE AS NEGATIVAS DA PREVIDÊNCIA PARA FIRMAR CONVÊNIOS DE OBRAS.

 

·         De acordo com o Presidente do Funpas, Diógenes Rodrigues, o Fundo é favorável à aprovação dos projetos, pois eles tratam de uma adequação da lei vigente atual

 

·         Sobre estes Projetos de Lei, os Sindicatos de servidores afirmaram que o projeto está em consonância com os regramentos constitucionais e legais.

 

·          Já o Presidente da CÂMARA DE BAGÉ, UILSON MORAES, ENVIA A SEGUINTE NOTA À DIFUSORA:

 

Prezado João Vicente

 

Gostaria de esclarecer o fato de não ter sido solicitado ainda a extraordinária para a votação dos projetos do FUNPAS, pois o mesmo esta sendo investigado pela CPI e não pode ter movimentação até o momento.

 

--

Uilson Romeu Monteiro de Morais

 

 

·         11/4- CARRO USADO EM ASSALTO EM AGENCIA BANCARIA EM DOM PEDRITO ENCONTRADO ABANDONADO NA PERIFERIA DE BAGÉ.

 

·         FUSCA FURTADO NAS IMEDIAÇÕES DO HOSPITAL UNIVERSITARIO.

 

·         FURTADA TV DA RECEPÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITARIO.

 

·         Prefeitura de Bagé, em parceria com a Cáritas Diocesana de Bagé, realizou a 4ª Etapa do Curso de qualificação para Conselheiros Municipais no Salão Nobre. O tema abordado foi “Espaços de controle Social”

 

·         constante preocupação dos moradores de Bagé, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Vila Nova do Sul, São Gabriel e Dom Pedrito em relação ao atraso das obras da ERS 473, foi externada na tarde de quinta-feira, durante audiência entre lideranças da região com o Secretário de Infraestrutura do Rio Grande do Sul, João Vitor Domingues. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou da audiência  e o deputado Luiz Fernando Mainardi,entre outros. Mainardi relatou a reunião em entrevista a difusora.

 

·         Secretário de Infraestrutura disse que todos os acertos com o DAER e a SULTEPA foram feitos. Também anunciou que na segunda-feira irão começar as obras de conservação da estrada, no trecho de. 22,7 quilômetros que são da responsabilidade da SULTEPA. Já em relação aos demais trechos Bagé x Lavras x São Gabriel, será efetivado com empresas já contratadas pelo DAER e utilizarão as suas patrolas.

 

·         Em reunião na Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) foi confirmado, para 14 de abril, o reinício das obras na rodovia ERS-473, que liga os municípios de Lavras do Sul, Torquato Severo e Bagé.

·         O anúncio foi feito após reunião entre o titular da Seinfra, João Victor Domingues, com o prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Maurício Barbosa Borges e o representante da empresa Sultepa, Auri Tartari, responsável pela obra. A primeira intervenção vai garantir a trafegabilidade na rodovia, para em seguida iniciar a pavimentação.

·         A obra da ERS-473 foi paralisada há mais de seis meses, e a empreiteira já havia iniciado a limpeza de terreno e a terraplenagem. Para reiniciar a obra, a construtora deverá receber autorização do Daer para contratar brita comercial, enquanto o licenciamento da pedreira não é liberado pela Fepam.

 

·         Após 32 anos dedicados à extensão rural, o engenheiro agrônomo Cláudio Marques Ribeiro desliga-se da Emater/RS-Ascar e assume a docência da Universidade Federal do Pampa (Unipampa

 

·         escola salesiana Nossa Senhora Auxiliadora recebeu  homenagem proposta pelo vereador Divaldo Lara para comemorar os 110 anos da instituição.A comemoração, realizada na Câmara de Vereadores contou com a participação do coral da escola que, através das canções contaram a história de Dom Bosco, de Nossa Senhora e de Bagé.

 

·         Prefeito Dudu Colombo, juntamente com a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Lilian Masson, recebeu da Empresa Celulose Riograndense cerca de 6 mil cadernos e 20 mil folhas para as Escolas da Rede Municipal.

 

·         Inicia no próximo final de semana o oitavo bloco de formaturas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que diplomará mais de 500 formandos em 42 cursos nos dez campi

 

·         Durante três dias, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, estiveram reunidos em Bagé, discutindo o projeto Desenho de uma Estratégia para Diferenciação de Produtos da Agricultura Familiar sobre a Base de seu Vínculo com o Território, que está sendo desenvolvido pelas duas instituições.

 

 

·         terça-feira, dia 15, integrantes do movimento Agenda 2020 estarão em Bagé para ouvir a comunidade. São esperados, principalmente, líderes dos setores público e privado de toda a região.

·         O evento terá como sede a Associação e Sindicato Rural de Bagé, e está previsto para iniciar às 18h, no salão nobre.O objetivo do encontro, segundo o diretor executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenauer, é traçar um panorama socioeconômico da Região da Campanha, através de informações dos mais diferentes setores, como educação, saúde, agronegócio, desenvolvimento rural, segurança, gestão pública, entre outros, e, por isso, é fundamental a presença da população e de autoridades locais.

 

·         Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) de Bagé julga em média 60 processos por mês.

 

·         Vereador Rafael Fuca propõe  um ato oficial de denominação da Rua 727, no Bairro Passo das Pedras, para Rua Carlos Alberto Camargo Médici.

 

 

·         confusão no presídio com tentativa de homicídio.

 

·         GUARANY 3 X 1 ESTANCIA VELHA

 

·         RIO GRANDE 1 X 3 BAGÉ

 

·         DUPLA BA-GUA LÍDERES DA CHAVE NA TERCEIRONA.

 

·         10/4- Diretório Acadêmico Tarcísio Taborda(DATT), do Curso de Direito da URCamp, está promovendo a campanha "Solidariedade Legal". A campanha, que está em seu 4º ano, busca alimentos, roupas e brinquedos, para famílias carentes dos bairros de Bagé.

 

·         Municípios da Fronteira recebem viaturas policiais. Entre as motocicletas, seis unidades vão para Santana do Livramento. Bagé, Uruguaiana e São Borja receberão uma cada. Entre os veículos, três serão destinados para Alegrete e quatro, para Bagé.

 

 

 

·         Comitê Regional de Bagé - PGQP estará realizando no dia 25, na Churrascaria e Galeto Mário, às 20h30min, um Jantar de Reconhecimento as empresas, apoiadores, voluntários, colaboradores e premiados no Sistema de Avaliação da Qualidade que se destacaram nos anos de 2012 e 2013. O valor do convite será de R$ 36,00 por pessoa

 

·         Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) abriu um processo seletivo complementar pra ingresso em 2014 no Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

 

·         Prefeito Dudu Colombo, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alencar Dal Molin, e o Coordenador do Programa Olivais do Pampa no Brasil, Émerson Menezes, receberam 3 mil mudas de oliveiras que vieram do Projeto Brasil Próximo, através do Governo Italiano.

 

·         Biometria recebe visita de servidores da Prefeitura de Dom Pedrito

 

 

·         8º Seminário de Políticas Públicas Municipais  de 24 a 26 de abril na Câmara de Vereadores de Bagé. 

 

·         PMDB marca reunião para decidir possível saída do governo Dudu, onde ocupa 3 secretarias.

 

·         Educação e Gênero tema da palestra de Sofia Cavedon, vereadora do PT da capital, no Seminário com o mesmo título - Educação e Gênero  em Bagé.

 

 

·         9/4- sexta-feira, 11, os profissionais que trabalham no serviço de Reabilitação Física e no Serviço de Fisioterapia do município receberão uma capacitação sobre cadeira de rodas

 

 

·         inscrições para o torneio de futebol comemorativo ao Dia do Trabalhador já podem ser realizadas pelas empresas interessadas.

O regulamento técnico da competição prevê que para participar do torneio os atletas tenham vinculo empregatício com as empresas. Já as empresas de pequeno porte que não possuem atletas suficientes para montar uma equipe, poderão realizar fusão de até 03 empresas.

As fichas de inscrições poderão ser retiradas junto ao Setor de Lazer do SESI e estarão abertas até o dia 22. No ato da inscrição as equipes deverão apresentar a carteira profissional ou contra-cheque atualizado de seus atletas e pagar a taxa de R$ 100,00.

 

 

 

·         Prefeitura de Bagé, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social  informa que estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes totalmente gratuitos do PRONATEC - Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal.

·         dia do Desafio neste ano acontecerá no dia 28 de maio.

 

·         A Feira do Livro em Bagé será realizada de 26 de setembro a 05 de outubro na Praça Júlio de Castilhos.

 

 

·         Representantes da Tractebel Energia vão apresentar no II Seminário em Defesa do Carvão Mineral o projeto termelétrico da UTE Pampa. O empreendimento, de 350 megawatts, está previsto para ser construído em Candiota. Com sede em Florianópolis, em Santa Catarina, a Tractebel é a maior empresa privada na geração de energia no Brasil.

·         Também será detalhado no evento o projeto da Pequena Central Térmica (PCT), com capacidade de 20 megawatts, que será construída no distrito industrial em Santa Thereza, em Bagé. O projeto da PCT, que o vereador Caio Ferreira (PT) quer implantar na cidade, foi elaborado pela Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).

 

 

·         8/4 – funcionários unipampa em greve.

 

·         Imba completa 93 anos com palestras e oficinas.

 

 

·         no Gabinete do Prefeito Dudu Colombo, uma reunião onde foram discutidos detalhes sobre a 1ª Academia de Saúde de Bagé. O projeto é do Ministério da Saúde, e prevê a criação de um espaço para realização de atividades físicas orientadas à saúde, e que será vinculado ao Posto de Saúde do Bairro Floresta.

 

·         Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) traz a Bagé o educador cubano Pablo René Estévez Rodríguez para o Ciclo de Palestras “Educação e Estética”. As palestras ocorrem de 8 a 10 de abril no Da Maya Espaço Cultural, das 19h às 21h30

 

·         Secretaria de Habitação realizou  uma reunião com o grupo de trabalho do Programa Minha Casa Minha Vida.

 

·         Procurado por um grupo de funcionários do Programa Estratégia Saúde da Família  demitidos em setembro do ano passado, o Vereador Divaldo Lara expôs na tribuna a demanda destes trabalhadores que ainda não receberam suas verbas indenizatórias.

 

 

·         segunda edição do Seminário em Defesa do Carvão será realizada no dia 15 de abril, às 14h, na Câmara de Vereadores de Bagé

 

·         Princípio de incêndio em loja na av. 7, ao lado do edifício dom Diogo.

 

·         Músico bageense Alexandre Martinez Tonini lança dupla musical em Santa Catarina- Camboriú: Alexandre / Manoel. Site: www.alexandreemanoel.com.br. Contato: (47) 3363-4296

 

·         direção do Guarany Futebol Clube anunciou a contratação de mais um jogador para reforçar o elenco do técnico Osvaldo na temporada.Nascido em Caçapava do Sul, o zagueiro Gabriel Dorneles, de 19 anos, estava no Riograndense de Santa Maria e aceitou a proposta alvirrubra para integrar o grupo do Estrela D´alva.

 

 

·         Guarany vence BA-GUA por 1 x 0 . A segunda vitoria consecutiva no comando do técnico Osvaldo.

 

·         Semana crioula deve ser inserida no calendário de eventos do Estado. Informação e projeto do deputado Pedro Westphalen (PP), em notícia dada à Difusora.

 

·         Pelo segundo ano consecutivo o PTG Pistoleiros do Candal, do 25º Grupo de Artilharia de Campanha – GAC venceu o concurso de melhor acampamento da Semana Crioula Internacional de Bagé. Este já é o quarto prêmio da entidade.

 

·         7/4- Culinária elege os melhores pratos campeiros da Semana Crioula: categoria prato salgado os vencedores foram Romário Rosa de Almeida, com espinhaço de ovelha com pirão, que ficou em primeiro lugar, Paulo Josué de Leão Moura, com carreteiro campeiro, em segundo, e Cassiane Nogueira da Cunha, com rabada com creme de milho, em terceiro.

 

·         Já a premiação da categoria prato doce ficou com Elizabete Cunha Simões Pires, que participou com figada campeira, conquistando a primeira colocação, Luis Carlos Poschi Rodrigues, que arrematou o segundo lugar com o doce de batata, e o terceiro foi para Sonia Maria de Leon e o seu arroz doce.

 

·         concurso de Culinária Campeira teve como jurados dos pratos salgados Jorge Luiz Abott, Elza do Couto e Paola Scardoelli, dos doces, Bárbara Sarati, Gladis Costalat e Izabel Messias, e artístico, Melissa Langer e Lia Quintana.

 

·         concurso de declamação foi julgado por Deise Veiga, Francisco Azambuja e Rossano Matos, o de instrumentos musicais, por Guilherme Janke Batista, Tiago Cesarino e Armando Carreta, e o de intérprete, por Aluízio Tavares, ex-presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Severino Moreira e Tiago Correia.

 

 

·         após a entrega de prêmios aos laçadores grandes campeões da 35ª Semana Crioula Internacional de Bagé, os dois melhores piquetes do tradicional desfile, eleitos por uma comissão julgadora, composta por Renato Oliveira Rodrigues, Armando Azambuja dos Santos e José Alvaro Corrêa dos Santos, foram anunciados na pista de provas campeiras. A entrega aconteceu horas mais tarde aos representantes do GTG Antônio de Souza Neto, que ficou em segundo lugar, e ao PTG Pampa Sem Fronteira, que conquistou o primeiro.

·         Considerando a situação epidemiológica atual da Raiva Herbívora no Estado do Rio Grande do Sul, já atingindo na região centro sul do Estado, com mais de 3.000 animais mortos até o momento, o que caracteriza a ocorrência de surto, a Supervisão Regional do Departamento de Defesa Agropecuária em Bagé comunica e alerta aos produtores dos municípios da Região da Campanha: Aceguá, Bagé, Candiota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, que deverão vacinar os Bovinos e Eqüinos contra a Raiva.

 

·         Sessão especial homenageia a Semana Crioula:Evento foi promovido pela Câmara Municipal de Vereadores e aconteceu no salão nobre da Associação Rural

 

·         Ronicar passa a novo endereço: pres. Vargas próximo a praça santos Dumont.

 

·         Sindicato Trabalhadores nas industrias de alimentação-Bagé começa assembleias da Campanha Salarial 2014 na região

 

 

·         Começa a manutenção na Cidade Cenográfica de Santa Fé. Esta restauração é executada com recursos do caixa das visitações

 

·         Associação Rural recebe reunião sobre surto de raiva bovina.Encontro emergencial foi realizado durante a 35ª Semana Crioula Internacional de Bagé

·        criação do Centro de Referência do Bem-Estar Animal, através do Orçamento participativo.

 

·        Secretaria do Meio Ambiente realiza, no dia 11 de abril, a reunião do Consórcio de Resíduos Sólidos

 

·        Semana Nacional da Saúde. Diversas atividades estão previsas durante este período que se estende até o dia 11 de abril.

 

 

·         Câmara Municipal de Vereadores presta homenagem ao deputado estadual Luis Augusto Lara por seu trabalho à frente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, onde permaneceu de janeiro de 2011 a março de 2014.

 

·         Universidade Federal do Pampa publicou  o edital nº 51/2014, referente ao concurso público para professor do magistério superior. As vagas ofertadas estão distribuídas nos campus Alegrete (3 vagas), Bagé (5 vagas)

 

·         Estão abertas as inscrições para o Concurso “A Arte das Águas”, promovido pelo Daeb. A iniciativa tem como objetivo premiar alunos de escolas municipais que desenvolvam projetos sobre o tema “uso consciente da água”. Os estudantes podem concorrer em três categorias: desenho, fotografia ou redação.

 

·         Em continuidade ao Processo Seletivo 2014, a Reitoria da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) publicou o Edital nº 54/2014, que determina chamada presencial de acordo com a lista de espera gerada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o preenchimento de vagas remanescentes. 

·         Jornalista Stela Vasconcellos inicia curso de “dicção e oratória” no SENAC, com aulas aos sábados.

 

·         4/4- GUARANY 2 X 1 SAPUCAIENSE.

 

·         Em entrevista à Difusora, vereadores Edmar Fagundes (PRB) e Uílson Moraes (PMDB) explicaram suas posturas independentes do governo municipal (o PMDB ainda tem 3 secretarias na prefeitura e o PRB não tem mais). Ambos vereadores têm votado junto com a oposição.

 

·         Iniciativa dos vereadores do PTB e PP garante aporte de recursos para entidades assistenciais.

 

·         deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar a realização da 35ª Semana Crioula Internacional de Bagé

 

 

·         Prefeito Dudu Colombo realizou reunião com o Secretário de Habitação, Guto Nadal, com o propósito de anunciar a viabilidade de mais dois residenciais na faixa um do Programa Minha Casa Minha Vida. Um deles possuirá 267 unidades e o outro com 353 unidades. Ambos os residenciais serão construídos em área lindeira ao Morgado Rosa e Habitar Brasil, o projeto é da empresa Michelon Engenharia + Arquitetura e será viabilizado pela Caixa Econômica Federal

 

·         no Salão Camilo Moreira, o Seminário Regional do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal  dos Municípios Região da Campanha.

 

·         Prefeito Dudu Colombo acompanhado da equipe de profissionais da Procuradoria Jurídica do Município e da Secretária de Administração, recebeu os integrantes do Simprofem e Simba. Na oportunidade, diversos assuntos foram tratados ligados a greve do funcionalismo em Bagé.

 

·         ficou firmado que será criado um grupo de trabalho para desenvolver um programa para beneficiar aqueles servidores com salários mais baixos

 

·         Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE) promove o Curso de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. As inscrições podem ser feitas no CAPS AD, que fica na av. General Osório, 352. O curso acontece nos dias 8, 15, 22 e 29 de abril, das 14hs às 17:30hs e das 19hs às 21:30hs.

 

·         Governo Municipal acolheu os seis novos profissionais que integram o Programa Federal Mais Médicos. Eles já estão atuando nos postos da cidade

 

·         Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) realiza 4 de abril, Plenária Regional em Bagé, às 18h, no Auditório da Alternet

 

·         Aliança e Estrela Dalva dividem o título das escolas de samba campeãs do carnaval bageense

 

·         3/4- ASSOC. GAUCHA DE SUPERMERCADOS INFORMA QUE GRUPO PERUZZO É A QUARTA MAIOR REDE DO ESTADO.  JÁ O GRUPO NICOLINI FOI UM DOS QUE MAIS CRESCEU EM 2013, NA FAIXA DE 24%. Super Nicolini será premiado como destaque do Ano em sua categoria

 

·         SMED realiza ação que marca Dia do Autismo

·         Prefeito Dudu Colombo, reuniu-se com o Secretário de Habitação Guto Nadal, com o Presidente do Bairro Ivo Ferronato, Jandir Paim, e o Diretor da Federação Gaúcha das Associações e moradores (FEGAM), Fernando Pigatto. O objetivo da reunião foi para tratativas de novos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, cuja parceria é com os moradores do bairro e a FEGAM.

·         Segundo o Secretário de Habitação, Guto Nadal, o propósito inicial é que seja construído dois núcleos habitacionais, um próximo ao Habitar Brasil e Morgado Rosa, com 50 unidades e o outro próximo ao PAR na Avenida Espanha, com 150 unidades. “A intenção é dar início ao primeiro núcleo no 2° semestre de 2014”

 

 

 

·         Bagé sedia 2ª Conferência Regional de Economia Popular Solidária da Região da Campanha

 

·         Prefeito Dudu apresenta projeto do Anel Rodoviário para Comissão de Infraestrutura da Câmara

 

 

·         presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Uilson Moraes participou da reunião de trabalho da Associação Comercial e Industrial de Bagé, com a presença de diversos empresários, no auditório da entidade.  Na ocasião ele  comentou sobre os projetos e ações que tem sido feito desde que assumiu a presidência da Câmara,  dando ênfase para a questão da redução de custos em diversos setores.

 

·         comissão para adequação das atribuições de CC´s e FG´s se reuniu pela primeira vez para tratar sobre documentações e iniciar o estudo deste tema. O encontro aconteceu nas dependências da Prefeitura de Bagé e contou com a presença de representantes da Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos e Gabinete do Prefeito.

 

·         comissão responsável por organizar a Semana do Meio Ambiente, se reuniu para tratar sobre a programação do evento que acontece de 2 a 5 de junho.

 

·         Procon de Bagé divulgou  o relatório de atendimento relativo ao mês de março deste ano. Durante o período foram realizados 1337 atendimentos, sendo eles, 1185 requisições de informações e 152 reclamações.O comércio em geral foi o fornecedor com mais citações no mês, totalizando 42 reclamações resolvidas e uma em andamento. Contudo, a Telefonia Oi foi a operadora com maior número de reclamações. Ao todo, foram 17 reclamações resolvidas.

 

·         Prefeitura de Bagé através da Secretaria Municipal de Saúde  realizou a finalização da capacitação de 22 candidatos á visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), juntamente com os Membros do Grupo Técnico Estadual

 

·         Em função do desfile da Semana Crioula, no sábado não funcionará o sistema de estacionamento rotativo.

 

·         ESCOLA JULINHA TABORDA REALIZA PROJETO DE SAUDE COM ATENDIMENTOS DIA 5.

 

·         vereadora Márcia Torres participou  de uma reunião na 7ª Coordenadoria Regional de Saúde sobre a construção da comunidade terapêutica pública regional para o tratamento de dependentes químicos que foi eleita com 23 mil votos na Consulta Popular de 2013.

 

·         pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul José Pedro Trindade e Leandro Volk acompanharam um grupo de alunos e professores de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em uma visita de trabalho na Estância Cinco Salsos, em Aceguá

 

·         BLOCO “PANELA DO CANDAL” DECIDE, NOS PRÓXIMOS CARNAVAIS, SAIR NA SEXTA À NOITE ANTES DO SÁBADO DE CARNAVAL.  ANTES, A ENTIDADE VINHA SAINDO NOS SÁBADOS AO MEIO-DIA.

 

·         2/4- pessoas não autorizadas estão utilizando indevidamente o nome das escolas do Bairro Passo das Pedras,  Antônio Fued Kalil e  Darcy Azambuja, com a finalidade de arrecadar doações em dinheiro para uma festa.

 

·         Arrombamento no centro de ação social do bairro damé.

 

·         Prefeitura envia à câmara abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 193.770,00, para aquisição de equipamentos e material permanente para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, 24 horas.

 

·         abertura de crédito adicional especial no valor de R$200.000,000, oriundos do repasse advindo do Governo do Estado do RS/ Secretaria da Saúde, através do Fundo Estadual de Saúde, para aquisição de equipamentos e material permanente para o Hospital Universitário Dr. Mário Araújo.

 

·         abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 19.937,56 para ser aplicado na Educação Infantil

 

·         a Justiça Federal entende que diretor daeb- Kiwal não efetuou o devido pagamento das horas extras aos funcionários que estavam trabalhando no esvaziamento da obra da Barragem da Arvorezinha. “No dia 28 de março, fomos demandados pela justiça que Kiwal fosse substituído. Ele esteve sempre à disposição da Justiça e por zelo à autarquia estava estudando a melhor medida de remunerar os funcionários, já que eles só podem trabalhar 60 horas semanais e o serviço do esvaziamento estava sendo feito de forma ininterrupta”, explicou.

·         Na oportunidade, o Chefe do Executivo lembrou que a obra foi embargada em 11 de junho de 2013 e para contribuir com a perícia, o Daeb se disponibilizou a ajudar no esvaziamento com funcionários e equipamentos necessários. “Temos o maior interesse em contribuir com a perícia para que a obra siga adiante. Por isso, cumprimos a determinação da justiça e pagamos todos os funcionários que estavam acumulando horas extras. Assim, esperamos que a Justiça reconsidere sua decisão para que a direção do Daeb volte à sua normalidade e que Kiwal retorne para dar continuidade neste e em outros projetos que já estão sendo executados pela autarquia”, argumentou.

·         O Prefeito Dudu ainda informou que o Executivo vai justificar no Tribunal de Contas este acontecimento que é uma excepcionalidade. Atualmente quem responde interinamente é o servidor do quadro do Daeb, Jéferson Alex das Neves.

 

 

·         ex-goleiro Osvaldo Rolim, com várias passagens como técnico, retorna ao Guarany

 

·         na Prefeitura de Bagé, uma reunião de sensibilização pró-Instalação da Balada Segura e do Comitê Municipal do projeto.

 

·         Prefeitura de Bagé, juntamente com a Câmara de Vereadores, realizou o Ato de Assinatura dos Convênios de Repasse do Executivo e Legislativo com entidades assistenciais.

·         Totalizando cerca de 250 mil, às entidades União Espírita Bageense, Vila Vicentina, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Casa do Guri, Casa da Menina, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Comunidade Teraupêutica Desafio Jovem Tempo das Missões, Casa da Vida Amparo Assistencial e Pessoas em tratamento de saúde, Grupo de Convívio Renascer da 3ª idade, Grupo de Apoio Doce Prazer de Viver, Liga Bageense de Futebol de Veteranos e Fundação Geriátrica José e Auta Gomes, receberam os repasses.

·         colocação de bueiros em um trecho da rua principal do bairro Tiarajú e na rua Emílio Médici, localizada no Ipiranga

·         Prefeito Dudu Colombo, entrou em contato com o Engenheiro e Supervisor da DNIT, João Carlos Tonetto. Conversou sobre a manutenção da Avenida Santa Tecla que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

·         engenheiro do DNIT ainda afirmou que depois da conversa com o Prefeito Dudu Colombo, o órgão retomou os serviços de capina e limpeza na Avenida Santa Tecla

 

 

·         câmara cria 2 novas CPIs: para investigar folha da prefeitura e para o parque do gaucho.

 

·         Grevistas da prefeitura interrompem av. santa tecla.

 

·         Prefeito Dudu Colombo realizou  uma reunião com os órgãos de segurança e os produtores rurais da região, onde foram debatidas questões relacionadas ao abigeato, nas dependências da Prefeitura de Bagé.

 

·         Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) promove uma palestra com o médico Luciano Trombini sobre qualidade de vida do paciente oncológico

 

·         Guarany 0 x 3  farroupilha.

 

·         Técnico Bem-Hur , do Guarany, pede demissão após a segunda derrota consecutiva.

 

·         Kiwal Parera afastado do Daeb, por ordem da justiça federal.

 

·         Desfiles de blocos de carnaval foram até às 5 da manhã de terça (dia primeiro)!!

 

·         31/3-  SÃO GABRIEL 5 X 0 BAGE.

 

·         CÂMARA REALIZA SESSÃO ESPECIAL 20 ANOS DO JORNAL MINUANO: DIA 31, 10 HORAS.

 

·         público que prestigia os eventos promovidos pela Associação e Sindicato Rural de Bagé já está habituado a pagar na bilheteria apenas cinco reais para ter acesso a todas as atrações. Este ano, durante a 35ª Semana Crioula Internacional de Bagé, não será diferente. A regra vale também para o show da cantora argentina Soledad Pastorutti, que se apresenta no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães no sábado, dia 05, às 24h.

 

·         Entre os dias 31 de março e 4 de abril acontece o I Encontro de Formação Continuada no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O evento acontecerá no Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e contará com apresentações culturais, palestras, painéis e seminários temáticos.

 

 

·         pesquisadores da Embrapa pecuária Sul Alessandro Minho e José Pedro Trindade vão participar do 7º Encontro Regional de Ovinocultura da Pecuária Familiar, que acontecerá no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito

 

·         incêndio em residência na dr. Penna, quadra 400.

 

·         Vereador Divaldo Lara expõe um dos ítens constantes da sentença condenatória ao Prefeito que, segundo o parecer, houve pagamento indevido de 17 mil reais referentes a 13º salário para o Prefeito e o Vice, sem que houvesse previsão legal para tal, segundo tribunal de contas.

 

·         Bloco “panela do candal” com reunião dia 31 para definir destinos da entidade.

 

 

·         Registro de violência sexual contra mulher em bairro da cidade, caso registrado na policia.

 

·         28/3- rio grande 3 x 0 guarany.

 

·         próximo jogo alvirrubro é na segunda-feira, a partir das 20h, no Estádio Estrela  D´alva. O adversário é o Farroupilha de Pelotas.

 

·         JARDIR PAIM VAI ASSUMIR NO LUGAR DE MILENA ABOT NA SUPLENCIA DO PT NA CÂMARA: VAGA DE PAULINHO PARERA.

 

·         24º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza Roteiro Técnico nesta sexta-feira, 28 de março, a partir das 8h. O evento ocorre na Sede Embrapa Pecuária Sul, em Bagé

 

·         deputado Luiz Fernando Mainardi defendeu na tribuna uma grande mobilização de poderes públicos, instituições, associações e entidades gaúchas para acompanhar em Brasília, dia 9 de abril, a votação de parecer ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 99/2013, que modifica o indexador da dívida dos estados com a União.

 

·         Miguel Rodrigues é músico, natural de Bagé e foi morar em Porto Alegre nos anos 80. Desde os seus 14 anos, produz composições próprias, sendo, a maioria das músicas, classificadas dentro do gênero musical MPB. Lançou recentemente o seu primeiro trabalho musical, CD “Pôr do Sol”, trazendo uma bela homenagem ao pôr do sol a sua cidade natal.